6 concelhos responsáveis por metade das importações
6 concelhos responsáveis por metade das importações
placeholder
Em 2022, metade das importações localizou-se em apenas 6 concelhos. Saiba quais.
Grupo Marktest
7 novembro 2023

Os dados relativos às exportações e importações em Portugal, divulgados pelo INE e disponíveis na aplicação web Municípios Online e no sistema de geomarketing Sales Index, mostram que a balança comercial portuguesa apresentou em 2022 o maior défice dos últimos 10 anos, com -24 mil milhões de euros.

Setúbal foi o concelho a apresentar o maior superavit, com um saldo positivo de quase 1,6 mil milhões de euros. A este facto não será alheio a presença da indústria petroquímica e demais indústrias transformadoras. Por outro lado, assim como a intensa atividade portuária neste concelho, em boa parte resultante da atividade da Auto Europa, localizada no concelho de Palmela, e o peso das exportações no total da produção desta empresa.

Pelo contrário, Lisboa, Oeiras e Sintra apresentam a balança mais negativa, que atinge -16 mil milhões de euros na capital, -8 mil milhões de euros em Oeiras e -2,4 mil milhões de euros em Sintra.

O valor global de exportações (comércio intra e extra-comunitário) registadas em 2022 foi de 72,5 mil milhões de euros, que foi também o valor mais elevado dos últimos 10 anos.

O concelho de Lisboa foi o maior exportador (representando 13.9% do total). Palmela aparece como o segundo concelho com maior volume de exportações, representando 5.5% do total. Seguem-se os concelhos de Vila Nova de Famalicão (com 3.6% do total), Setúbal (3.3%) e Maia (2.8%). Em conjunto, estes cinco concelhos concentram 29.1% do total das exportações do país.

No mesmo ano, o montante global de importações atingiu 96,5 mil milhões de euros, que foi igualmente o valor mais elevado dos últimos 10 anos.

Lisboa foi também o concelho com maior volume de importações, responsável por 27% do total. Segue-se Oeiras (representando 10.1% do total) e Sintra (4.3%). Palmela, Porto e Vila Nova de Gaia, respetivamente com um peso de 3.7%, 3.3% e 2.5%, encerram a lista dos concelhos com maior volume de importações. No conjunto, estes 6 concelhos concentram metade do valor das importações nacionais (50.9%).

Consulte aqui mais informação sobre esta aplicação de geomarketing ou contacte-nos se pretender uma demonstração ou mais informações.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Apodemo Talk - O mercado do medicamento em Portugal

    A Apodemo realiza mais uma edição das Apodemo Talk, desta vez subordinada ao tema do mercado do medicamento em Portugal.

    30 de junho de 2025

    APODEMO

    Edifício Monumental, Saldanha, Lisboa

    apodemo@apodemo.pt

  • QSP Summit

    O QSP SUMMIT é um evento de 3 dias focado em oferecer o melhor conteúdo nas áreas de management e marketing para líderes da indústria.

    1 a 3 de julho de 2025

    QSP - Consultoria de Marketing

    Exponor, Matosinhos

    info@qspsummit.pt