Mais de 4 milhões de portugueses compram livros
Mais de 4 milhões de portugueses compram livros
placeholder
Comemorou-se a 23 de abril o Dia Mundial do Livro, pretexto para conhecer melhor os portugueses que compraram livros em 2023, com base nos resultados do estudo TGI, da Marktest.
Grupo Marktest
24 abril 2024

placeholder De acordo com os dados da vaga global de 2023 do estudo TGI da Marktest, 4 milhões e 257 mil portugueses referiu ter comprado livros nos últimos 12 meses, o que representa 57.2% dos residentes no Continente entre os 15 e os 74 anos.

29.7% dos entrevistados no estudo referiram ter adquirido livros para si, 15.8% para oferecer e 11.7% para si e para oferecer.

Considerando o perfil dos indivíduos que afirmam ter comprado livros nos últimos 12 meses, observa-se que a classe social é a variável com maior heterogeneidade de comportamentos. Nas classes mais altas, 4 em cada 5 indivíduos referiram ter comprado livros nos últimos 12 meses, face a 50.8% dos pertencentes às classes mais baixas.

Por idade observa-se que os maiores valores em penetração se registam junto dos indivíduos mais jovens (64.9% nos indivíduos entre os 15 e os 24 anos).

Entre homens e mulheres, observa-se que a percentagem das mulheres que referem ter comprado livros nos últimos 12 meses é mais elevada, comparativamente aos homens (62.4% e 51.5%, respetivamente).

Por região, verifica-se que os residentes na Grande Lisboa são os que registam maior taxa de penetração, com 63.1% a referirem ter comprado livros nos últimos 12 meses.

Os dados e análises apresentadas fazem parte do estudo TGI, propriedade intelectual da Kantar Media, e do qual a Marktest detém a licença de exploração em Portugal, é um estudo único que num mesmo momento recolhe informação para 17 grandes sectores de mercado, 280 categorias de produtos e serviços e mais de 3000 marcas proporcionando assim um conhecimento aprofundado sobre os portugueses e face aos seus consumos, marcas, hobbies, Lifestyle e consumo de meios.

Presente em mais de 60 países nos 5 Continentes, o TGI poderá ainda caracterizar mercados internacionais com vista ao conhecimento dos consumidores além fronteiras.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Consumidores - Presente e Futuro

    Neste evento, em que se celebram os 50 anos da DECO, serão abordado entre outros temas, a inteligência artificial, as alterações climáticas e o futuro da Europa

    27 de maio de 2024

    DECO, coorganizado com a European Consumer Organisation

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

    50anos.deco.conferencia@deco.pt

  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org