Lajes das Flores com maior percentagem de resíduos urbanos recolhidos por recolha seletiva
Lajes das Flores com maior percentagem de resíduos urbanos recolhidos por recolha seletiva
placeholder
Os dados disponíveis no Sales Index revelam que, em 2022, foi no concelho de Lajes das Flores que maior percentagem de resíduos urbanos foi recolhida por recolha seletiva.
Grupo Marktest
24 abril 2024

Dia 22 de abril comemorou-se o dia da Terra e, neste âmbito, a Marktest realizou uma análise sobre os resíduos urbanos recolhidos por concelho, com base em dados do INE disponíveis no Sales Index e na aplicação web Municípios Online.

Em 2022 foram recolhidos 5,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos. Destes, 4,1 milhões de toneladas foram recolhidas por recolha indiferenciada e 1,2 milhões de toneladas através de recolha seletiva.

Um quinto deste montante localiza-se em apenas seis dos 308 concelhos do país: Lisboa, Sintra, Loures, Vila Nova de Gaia, Porto e Cascais. Aqui foram recolhidas cerca de 1,1 milhões de toneladas de resíduos, 20.6% do total nacional.

Cada português produziu uma média de 509 Kg de resíduos por ano, um valor que oscilou entre os 321Kg per capita em Sernancelhe e os 1281kg em Vila do Bispo. No topo desta lista dos maiores produtores de resíduos per capita encontramos os concelhos algarvios de Vila do Bispo, Albufeira, Lagoa, Castro Marim e Loulé, facto a que o peso do turismo e consequente acréscimo populacional certamente não será alheio.

Do total de resíduos produzidos, menos de um quarto (23%) foi recolhido por recolha seletiva, o que significa que 77% dos resíduos foram recolhidos por recolha indiferenciada, dificultando ou inibindo por isso a reciclagem de muitos materiais e consequente acréscimo de custos ambientais.

Os concelhos açorianos de Lajes das Flores e Lagoa foram os que apresentaram maior percentagem de resíduos recolhidos de forma seletiva, respetivamente, 49.9% e 46.9%. Seguiram-se os concelhos do Cadaval, Vidigueira, Palmela e Lagoa (Algarve), todos com percentagens de recolha de resíduos de forma seletiva acima de 40%.

Em sentido oposto, os concelhos com as percentagens mais baixas de recolha de resíduos de forma seletiva foram Mogadouro (6.4%), Alpiarça (7.6%) e Montalegre (7.6%).

Esta análise foi realizada com base em informação do INE, disponível no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest e na sua aplicação web Municípios Online. contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Consumidores - Presente e Futuro

    Neste evento, em que se celebram os 50 anos da DECO, serão abordado entre outros temas, a inteligência artificial, as alterações climáticas e o futuro da Europa

    27 de maio de 2024

    DECO, coorganizado com a European Consumer Organisation

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

    50anos.deco.conferencia@deco.pt

  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org