3 milhões de inserções publicitárias na TV
3 milhões de inserções publicitárias na TV
placeholder
De acordo com os dados da MediaMonitor, disponíveis no Media & Advertising Global Report, do Grupo Marktest, em 2023, os anunciantes colocaram perto de 3 milhões de inserções publicitárias na Tv.
Grupo Marktest
24 abril 2024

placeholder O Media & Advertising Global Report 2023 constitui a mais completa fotografia do que de mais relevante ocorreu em Portugal no panorama dos meios e da publicidade.

Além de analisar as audiências de vários meios (Tv, rádio, imprensa, internet), também fornece dados únicos sobre o mercado publicitário em Portugal, recolhidos pela MediaMonitor, que analisa os principais meios.

Segundo esta análise, os anunciantes colocaram um total de cerca de 7 mil milhões de inserções publicitárias em Tv, rádio, imprensa, internet, outdoor e cinema ao longo do ano 2023.

Note-se que os critérios de contabilização deste indicador são específicos para cada meio. Em Tv, por exemplo, este valor somou as 2,7 milhões de exibições. Na análise mensal, vemos que em novembro se registou o valor mais elevado, representando 10% do total.

A Tv foi o meio que captou mais publicidade em valor, tendo sido responsável por quase 89% dos montantes globais. A internet foi o segundo meio, representando 4.8% e os restantes meios 6.4%.

Dezembro foi o mês com maior volume publicitário, que representou 9.6% do total anual.

Os investidores publicitários provieram sobretudo do sector do comércio, que representou 16.5% dos montantes, seguido da indústria da alimentação e da higiene pessoal. Em conjunto, estes três sectores responderam por mais de um terço dos montantes globais (36%) e, juntamente com a serviços e equipamentos de comunicação e a indústria farmacêutica, representaram mais de metade do mercado (52%).

Os dados disponíveis no Media & Advertising Global Report 2023 mostram ainda que o Modelo Continente foi o maior anunciante, com 3.1% de share of voice, seguido da Altice Portugal e da NOS Comunicações (3% e 2.8%, respetivamente). Um terço (33.4%) dos montantes globais foi da responsabilidade de 15 anunciantes apenas.

Continente, NOS e McDonald's foram as marcas que mais anunciaram ao longo do ano, respondendo por 2.7%, as duas primeiras, e 2.4% do total, a terceira. Um quarto (25%) do total ficou concentrado em 13 marcas apenas.

Disponível na YumiAnalytics web para exploração dinâmica da informação, esta análise é essencial para quem necessita de estar a par dos indicadores mais importantes sobre investimentos publicitários (na televisão, rádio, imprensa, outdoor, internet e cinema), audiência de meios (televisão, rádio, imprensa e internet) e cobertura noticiosa nas Tvs.

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Consumidores - Presente e Futuro

    Neste evento, em que se celebram os 50 anos da DECO, serão abordado entre outros temas, a inteligência artificial, as alterações climáticas e o futuro da Europa

    27 de maio de 2024

    DECO, coorganizado com a European Consumer Organisation

    Centro Cultural de Belém, Lisboa

    50anos.deco.conferencia@deco.pt

  • 4A's MPF

    O 4A's Management Practitioners Forum (MPF) é uma conferência exclusiva para membros, destinada a líderes de agências independentes.

    4 a 5 de junho de 2024

    American Association of Advertising Agencies

    Chicago, EUA

    gwalker@4as.org