Dia Mundial da Poupança: Portugueses dizem poupar menos
Dia Mundial da Poupança: Portugueses dizem poupar menos
placeholder
Uma análise dos dados do estudo Basef Banca, da Marktest, mostra que o número de portugueses que diz poupar menos aumentou face aos anos anteriores, sendo já mais de metade dos inquiridos.
Grupo Marktest
29 outubro 2024

O dia 31 de outubro assinala o Dia Mundial da Poupança, motivo para uma análise sobre como se comportam os portugueses relativamente à poupança.

Inquiridos pelo estudo o Basef Banca, da Marktest, durante o ano de 2023, 14.0% dos portugueses com conta bancária que identificam os bancos onde têm conta dizem ter conseguido poupar mais do que anteriormente, enquanto 24.7% diz ter conseguido poupar o mesmo e 55.2% confessa que tem poupado menos que antes. Há ainda 6.1% de entrevistados que não sabe ou não responde à questão.

Estes números mostram uma perda de capacidade de poupança face ao ano anterior, quando 46.1% também dizia poupar menos. O valor apresentado para 2023 é o menos favorável dos últimos 5 anos.


Os dados do Basef Banca revelam ainda que, entre quem afirma poupar menos que anteriormente, encontram-se sobretudo os indivíduos com mais de 64 anos e as mulheres. Em termos de classes sociais, a noção de que se tem poupado menos é transversal a todas as classes.

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais