Marktest comemora 22º Aniversário

Em 1980, no ano em que foi fundada a Marktest, o panorama social e económico em Portugal era bastante diferente do actual.

Portugal ainda não estava na CEE, os computadores eram um assunto de especialistas e ainda se faziam tabulações à mão. A Nielsen e a IMS eram as únicas empresas internacionais que operavam num mercado dominado pelos estudos dirigidos aos produtos de grande consumo; não havia painel de consumidores.

O que é que mudou nestes últimos 22 anos?

A internacionalização ou se quisermos a globalização das economias e a centralização dos centros de decisão

A informatização e o aparecimento de novas ferramentas de análise

As comunicações em boa parte suportadas pela Internet

O desenvolvimento das grandes empresas internacionais

E o futuro, como vai ser?

A importância de trabalhar a informação

Com menos tempo e menos recursos para se dedicar à analise dos dados, os clientes esperam cada vez mais dos institutos de pesquisa a informação trabalhada e cada vez menos a informação em bruto.

Se a informação é importante, o “conhecimento” é ainda mais importante; ora para extrair conhecimento da informação é preciso inteligência. Por isso a inteligência é o negócio do futuro. Por isso, as empresas de consultoria e os consultores independentes movimentam-se para ganhar este mercado.

Uma redobrada atenção ao cliente

A concorrência vai aumentar, por isso é importante conquistar e fidelizar os clientes. Mantê-los satisfeitos e sempre que possível, surpreendê-los com novas ideias e novas soluções. É preciso conhecer os clientes, os seus negócios e para isso é preciso saír dos gabinetes e ir junto deles.

Não se acomodar aos êxitos alcançados

As coisas hoje mudam com muita rapidez. Aquilo que era óptimo ontem pode ser sofrível hoje. Isto tanto se aplica aos métodos, às aplicações, à forma de estar e de gerir. É necessário um esforço permanente para encontrar novas soluções; se necessário pôr constantemente em causa aquilo que se faz;

Só assim o grupo Marktest estará preparado para os próximos 22 anos!



Arquivo de notícias

Clipping

ver mais
Em Agenda ver mais