NetPanel - Estudo sobre a navegação dos portugueses na Internet, a partir de casa

*Sobre a análise da Marktest à navegação nas televisões online: os dados divulgados resultam da análise de Propriedades (ver Glossário), e não da análise de um único site.
Marktest divulga resultados do NetPanel sobre a navegação dos internautas portugueses nas televisões online (*)


O NetPanel, estudo nacional sobre os hábitos de navegação dos portugueses na Internet, a partir de casa, torna possível saber quais os locais da Web mais visitados pelos portugueses, quanto tempo dedicam a navegar pelos sites, a que horas se navega, em que dias da semana e muito mais. A Marktest analisou, através do NetPanel, qual das edições online das televisões generalistas - SIC, TVI e RTP - é a preferida dos internautas portugueses, e concluiu que a SIC online tem mais visitantes. Porém, é na TVI que os utilizadores despendem mais tempo a navegar.

Lisboa, 7 de Janeiro de 2004. A SIC online foi o canal de televisão na WEB que recebeu mais visitas dos internautas portugueses em 2003. De Janeiro a Dezembro deste ano, cerca de 530 mil visitantes únicos - indivíduos diferentes que acederam pelo menos uma vez àquele local na Web - navegaram pelos conteúdos da SIC online a partir de suas casas. No mesmo período de tempo, a TVI online foi visitada por cerca de 470 mil indivíduos, e a RTP online recebeu aproximadamente 370 mil visitantes únicos.

Estes números resultam do NetPanel: um estudo baseado num painel constituído por mil lares do continente e aproximadamente três mil indivíduos. A partir deste painel - onde os respectivos computadores têm instalada uma aplicação informática que permite à Marktest registar toda a utilização que os seus membros fazem da Internet - é possível conhecer o comportamento dos portugueses quando navegam na Internet, a partir de suas casas.

Segundo o NetPanel, a SIC online atingiu, no ano de 2003, uma média diária de 10 mil visitantes e cerca de 129 mil por mês. No mesmo período, a TVI online recebeu uma média de 8 mil visitantes por dia, e 100 mil por mês, enquanto que a RTP online foi visitada por uma média de 9 mil visitantes por dia, e 94 mil por mês. Embora a TVI online some mais visitantes únicos que a RTP online, os números mostram que os utilizadores da RTP online são ligeiramente mais regulares, ou seja, visitam o canal de serviço público diariamente com mais assiduidade: nove mil visitantes por dia, contra os oito mil utilizadores diários da TVI online.

Analisando os doze meses de 2003, a SIC online foi sempre a mais visitada, excepto nos meses de Fevereiro, Março, Setembro e Outubro. Durante os meses em que a SIC online liderou, em utilizadores únicos, apresentou valores que oscilaram entre os 98 mil visitantes únicos mensais e os 155 mil. A semana que registou maior afluência de utilizadores para a SIC online foi a última do ano, entre os dias 29 de Dezembro de 2003 e 4 de Janeiro de 2004, com cerca de 70 mil utilizadores únicos.

A RTP online teve ligeiramente mais visitantes que a SIC online em Fevereiro de 2003, tendo alcançado os 115 mil visitantes únicos, seguida da SIC online que registou 114 mil utilizadores únicos, nesse mês. Em Março, a RTP online também liderou, registando mesmo uma subida do número de visitantes para 119 mil. A semana que se seguiu ao dia de estreia da Operação Triunfo - 16 de Fevereiro - entre os dias 17 e 23 de Fevereiro foi a que registou maior afluência de visitantes na RTP online, com 54 mil utilizadores únicos.

Os meses de Setembro e Outubro foram os mais significativos, em termos de visitantes, para a TVI online. Em Setembro, a TVI online registou 179 mil utilizadores únicos, o máximo de visitantes alcançado entre os três canais, de Janeiro a Dezembro de 2003. Na semana subsequente ao dia de estreia do Big Brother 4 - 31 de Agosto - a TVI online foi visitada por 92 mil internautas, verificando-se também, nessa semana, entre os dias 1 e 7 de Setembro, o valor mais alto de visitas alcançado durante os 12 meses em análise, e que nenhum dos outros canais conseguiu suplantar.

Visitantes da TVI dedicam-lhe mais tempo
Em 2003, cada um dos utilizadores únicos da TVI online passou, em média, 25 minutos a navegar pelas páginas da TVI online. Na RTP online, cada um dos internautas despendeu, entre Janeiro e Dezembro, uma média de 23 minutos a navegar na RTP online, enquanto que na SIC online, este valor é de 20 minutos em média.

Através do estudo Bareme-Internet da Marktest, conclui-se que em Portugal há aproximadamente 1,6 milhões de utilizadores de Internet a partir de casa. Deste total estima-se que 32,5 por cento tenham visitado a SIC online pelo menos uma vez, 28,8 por cento já visitaram a TVI online, e 22,7 por cento já navegaram pelas páginas da RTP online.

Consulte aqui mais informação sobre o NetPanel

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW Europe - Innovation - Inspiration - Insights

    O MRMW (Market Research in the Mobile World) é um evento de nível global, dedicado aos estudos de mercado. Em abril de 2024 o evento decorre em Singapura.

    17 a 18 de abril de 2024

    Merlien Institute

    Singapura

    jens@merlien.org

  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt