La información está passada de moda

placeholder
Luís Queirós,
Director Geral da Marktest
Este curioso titulo encabeça um anúncio da TNS publicado este mês numa revista espanhola editada pela Aedemo. Não estranha o titulo, nem a ideia que está implícita por ser a expressão de uma tonalidade que vem sendo repetida desde há alguns tempos. Mas a afirmação assim tão peremptória por parte de uma das maiores empresas de Estudos de Mercado a nível mundial não deixa de causar alguma estranheza.

A lógica subjacente a esta conclusão pode apresentar-se deste modo: A informação diz muito pouco, está cada vez mais acessível, vai perdendo valor; o importante é e análise e a recomendação que se extrai da informação: a consultoria.

Ora esta ideia já não é nova só que agora parece estar a ganhar mais força talvez porque os clientes recorrem mais ao outsourcing.

Aí pelos anos 73, trabalhava eu na Nestlé, assisti a um curioso episódio em que os técnicos de estudos de mercado reunidos num encontro em Vevey reclamavam de um administrador da empresas o Sr Max Gloor, maior intervenção das decisões e uma maior envolvência com os gestores de marketing. A Resposta do Sr. Gloor foi simples e elucidativa : O vosso papel é recolher e trazer-nos boa informação a tempo e horas. Quem não está bem que se mude!

Às vezes parece que os técnicos de estudos de mercado sentem um complexo ou uma frustração perante os consultores e os decisores. Até há quem diga: "Eles comem a carne e a nós deixam-nos os ossos".

Eu considero que é prematuro dizer que a informação passou de moda. O negócio mais lucrativo da TNS e das grandes empresas de estudos de Mercado é o negócio da Informação.
O essencial da nossa actividade continua a ser a produção de informação... de boa informação que continua e continuará a ser a matéria prima para a análise e para qualquer recomendação!

O Congresso da Apodemo em Maio e o Congresso da Esomar em Setembro irão debater o tema à exaustão. E em 2005 e em 2006 voltaremos de novo a falar do mesmo assunto...

Talvez o Sr Gloor tivesse razão...

Luís Queirós

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • MRMW Europe - Innovation - Inspiration - Insights

    O MRMW (Market Research in the Mobile World) é um evento de nível global, dedicado aos estudos de mercado. Em abril de 2024 o evento decorre em Singapura.

    17 a 18 de abril de 2024

    Merlien Institute

    Singapura

    jens@merlien.org

  • 40 years Futurizing - Congresso APDC

    No ano em que a APDC comemora 40 anos, serão destacados os contributos dados por esta Associação às Tecnologias de Informação e Comunicação e para os Média em Portugal.

    14 a 15 de maio de 2024

    APDC-Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações

    Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Lisboa

    geral@apdc.pt