Um em cada quatro lares possui máquina de secar roupa
No Continente, são 876 mil lares os que possuem máquina de secar roupa, segundo os dados do estudo Consumidor da Marktest, o que significa que um em cada quatro lares tem este equipamento.
Grupo Marktest,  27 dezembro 2007

placeholder O Consumidor contabiliza, em 2006, 876 mil lares onde existe máquina de secar roupa, um número que corresponde a 25% do universo em estudo. Este número equivale a dizer que um em cada quatro lares possui o equipamento.

Os últimos dados deste estudo indicam que se tem assistido a um crescimento gradual da posse deste equipamento nos últimos cinco anos. De 17% de posse no lar em 2002, passou-se para 25% em 2006 o que significou uma subida de 47%.

placeholder

A análise da penetração deste bem mostra-nos diferenças de comportamento entre os vários targets.

A taxa de penetração de máquina de secar roupa é mais elevada junto dos lares onde a idade da dona de casa (responsável pelas compras para o lar) tem menos de 25 anos (32.7%) e nos lares em que a dona de casa tem entre os 35 e os 44 anos (com uma taxa de 32.8%).

A penetração deste electrodoméstico também evidencia algumas diferenças regionais, com as regiões do Grande Porto e do Litoral Norte a mostrarem taxas acima da média (28.6% e 27.6%, respectivamente).

Tendo em conta a ocupação do chefe de família (indivíduo que contribui com maior rendimento para o lar), a maior penetração deste produto é apresentada nos lares em que o chefe de família é Quadro Médio ou Superior (com uma taxa de penetração de 40.6%).

Nos lares das classes alta e média alta, há 38.5% de posse de máquina de secar roupa, ao contrário dos lares da classe baixa, onde a taxa de penetração deste equipamento não excede os 10.7%.

Considerando a composição familiar, observa-se uma penetração acima da média em todos os lares, à excepção dos compostos por indivíduos com mais de 44 anos, em que esse valor baixa para os 23%.

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Consumidor da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais