Protagonistas da informação em janeiro de 2026
Protagonistas da informação em janeiro de 2026
placeholder
Confira o top de protagonistas da informação televisiva em janeiro de 2026, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.
Grupo Marktest
10 fevereiro 2026
placeholder

Em janeiro de 2026, António José Seguro, agora eleito Presidente da República, mas no mês em análise ainda candidato às eleições Presidenciais, subiu à primeira posição na exposição mediática, ao protagonizar 232 notícias de 13 horas e 57 minutos de duração durante o mês.

Note-se que esta análise exclui eventuais programas, debates ou entrevistas realizadas no período e que na contabilização do tempo se considera o tempo total de duração da notícia.

O presidente do Chega e também candidato à presidência da República, André Ventura, embora tendo protagonizado mais notícias (235), baixou à segunda posição em tempo de exposição, intervindo na primeira pessoa em notícias de 13 horas e 48 minutos de duração.

As seguintes 3 posições do top são ocupadas por outros candidatos à Presidência da República. Marques Mendes subiu à terceira posição, com 138 notícias de 6 horas e 3 minutos de duração. O almirante Gouveia e Melo baixou para quarto, intervindo na primeira pessoa em 145 notícias, com 6 horas e 1 minuto de duração. João Cotrim Figueiredo baixou de 2º para 5º, protagonizando 140 notícias de 5 horas e 59 minutos de duração.

Luís Montenegro (Primeiro-ministro) ficou na sexta posição, enquanto Catarina Martins, António Filipe e Jorge Pinto, também candidatos à Presidência da República, ocuparam a 7ª, 8ª e 9ª posições. O ainda Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encerrou a lista dos 10 nomes que protagonizaram notícias de maior duração total durante o mês de janeiro de 2026.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise durante o mês de novembro de 2025. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e TVI Jornal (TVI).

Para que uma individualidade seja considerada protagonista de uma notícia, a sua intervenção na mesma deve ser direta e uma notícia pode ter mais do que um protagonista associado. As intervenções de comentadores televisivos com espaços fixos não são consideradas nesta análise.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.