| Presidenciais 2026: Quem dominou o espaço mediático na corrida a Belém? Presidenciais 2026: Quem dominou o espaço mediático na corrida a Belém? Consulte a análise MediaMonitor ao impacto televisivo e digital dos candidatos na 1.ª e 2.ª volta das recentes Eleições Presidenciais. Grupo Marktest 17 fevereiro 2026 Entre 11 e 18 de janeiro de 2026, a disputa presidencial fez-se notar não apenas nas ruas e nos debates, mas sobretudo no espaço mediático. A MediaMonitor analisou a presença dos 11 candidatos na televisão e nas redes sociais através dos serviços de Clipping e Social Media Explorer revelando dinâmicas claras sobre quem conquistou maior visibilidade durante a campanha. Foram analisados conteúdos da RTP1, RTP2, SIC, TVI, SIC Notícias, RTP Notícias, CMTV, Porto Canal, CNN Portugal e News Now, bem como publicações e menções no Facebook, Instagram, blogs e fóruns. Televisão: Cotrim de Figueiredo lidera exposição mediática Na semana pré-eleitoral, João Cotrim de Figueiredo destacou-se como o candidato mais mencionado na televisão, com 1232 notícias. Seguiram-se:
As maiores concentrações de notícias registaram-se a 14 de janeiro (1157), 13 de janeiro (1142) e 16 de janeiro (1068). Como habitual, o dia de reflexão (17 de janeiro) não originou quaisquer notícias.
Redes Sociais: Ventura domina o debate digital No ambiente digital, o destaque inverte-se. André Ventura liderou de forma expressiva com 1133 menções, muito próximo de:
Luís Marques Mendes (624) e Henrique Gouveia e Melo (500) completam o Top 5. O pico de atividade ocorreu no dia 18 de janeiro, data das eleições, com 1273 menções, impulsionadas pelos dois candidatos que avançaram para a segunda volta: Ventura e Seguro.
O retrato da semana eleitoral Entre 11 e 18 de janeiro, contabilizaram se:
Entre os canais informativos, a RTP Notícias liderou com 987 notícias, seguida de SIC Notícias (884), CNN Portugal (569), News Now (477) e CMTV (391). No digital, o Facebook foi claramente dominante, representando 2604 das menções totais.
Televisão e redes sociais: duas realidades diferentes A campanha mostrou dois cenários distintos:
2.ª volta: Seguro vs. Ventura num cenário marcado pelo mau tempo Entre 19 de janeiro e 8 de fevereiro, período da segunda volta, foram analisadas:
O dia 19 de janeiro, marcado pela análise dos resultados da 1.ª volta, foi o mais mediático em televisão e também um dos mais movimentados no digital.
Televisão Tal como na 1.ª volta, a RTP Notícias liderou com 983 notícias, seguida da SIC Notícias (873) e CNN Portugal (650). Redes Sociais O Facebook manteve o protagonismo, concentrando 3830 menções, muito acima das restantes plataformas.
Conclusão: um ecossistema mediático cada vez mais híbrido A análise da MediaMonitor mostra uma campanha marcada pela complementaridade entre:
Durante todo o processo eleitoral:
A cobertura mediática das Presidenciais 2026 confirma que televisão e redes sociais contam histórias diferentes e que compreender ambas é essencial para interpretar o pulso político do país. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto. |
Notícias
Dossiers ver mais
- Conferência “Género e Media: evidências e tendências, 30 anos depois”
O encontro vai refletir sobre os desafios que se colocam aos media na promoção da igualdade de género e sobre os caminhos a trilhar no futuro.
25 de fevereiro de 2026
ERC e Global Media Monitoring Project
Auditório B1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
- Generation A-Z Conference 2026
Esta conferência vai explorar todos os aspetos do que é crescer em 2026 e o que influencia os jovens à medida que chegam à idade adulta.
26 de fevereiro de 2026
MRS - The Market Research Society
Radisson Blu Edwardian London, 9-13 Bloomsbury Street,London, WC1B 3QD, UK










