Marktest recebe visita de alunos do secundário
No dia 23 de Abril de 2008 visitou a Marktest um grupo de 50 alunos da Escola Secundária de Barcelos, que tiveram a oportunidade de assistir in loco ao processo de recolha de informação através do sistema CATI.
Grupo Marktest, 2 maio 2008

placeholder No passado dia 23 de Abril, os alunos da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais da Escola Secundária de Barcelos estiveram na Marktest para conhecer como são realizados os estudos de opinião.

Bárbara Gomes, directora de Estudos Sectoriais da Marktest, apresentou sumariamente os métodos e técnicas utilizados na realização de uma sondagem política. Na sua intervenção, recordou os conceitos de Universo e Amostra, identificando as metodologias de desenho da amostra e elaboração do questionário, de recolha e validação da informação, bem como de tratamento e divulgação de resultados.

Estes 50 alunos do Curso de Línguas e Humanidades da Escola Secundária de Barcelos tiveram ainda a oportunidade de assistir in loco à realização de entrevistas, para o que se deslocaram a um dos núcleos de CATI da empresa.

A visita às instalações da Marktest surgiu enquadrada numa visita de estudo mais ampla organizada pelo professor Eduardo Cunha, daquela escola, que incluiu uma visita à Assembleia da República e ao Palácio de São Bento e um intercâmbio com a Escola Quinta do Marquês, em Oeiras.

Aquele professor resumiu assim os objectivos desta visita: Os alunos de hoje têm uma necessidade básica relativamente às suas aprendizagens na escola: saber para que serve e onde se aplica o que aprendem! Neste sentido, é importante que os alunos conheçam casos concretos de aplicação dos conteúdos matemáticos. A realização de estudos estatísticos e a análise de dados obtidos através de instituições como a Marktest, o INE e o projecto ALEA são a base para uma das finalidades gerais desta disciplina:"Desenvolver capacidades de intervenção social pela compreensão e discussão de sistemas e instâncias de decisão que influenciam a vida dos cidadãos, participando desse modo na formação para uma cidadania activa e participativa".

Paula Queirós, Administradora da Marktest, deu a seguinte opinião sobre este evento: Foi com muito gosto que recebemos um grupo de estudantes do secundário de Barcelos. Ensinar e difundir as técncias utilizadas nas sondagens políticas e explicar a importância destes estudos nas sociedades democráticas, é também uma obrigação de uma empresa como a Marktest. Ficamos satisfeitos por saber que esta visita contribuiu para a formação dos nossos estudantes. Um muito obrigada pela visita!

placeholder

placeholder

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais