Partidos políticos mais tempo na informação da RTP1
Segundo os resultados do serviço Telenews da MediaMonitor, os partidos políticos estiveram mais presentes nos noticiários da RTP1 durante o primeiro semestre do ano.
Grupo Marktest, 11 setembro 2008

placeholder No primeiro semestre de 2008, RTP1, RTP2, SIC e TVI emitiram 2464 peças noticiosas relacionadas com os partidos políticos nos seus serviços regulares de informação. Nesta análise excluem-se portanto eventuais programas, entrevistas ou debates específicos sobre o tema, tal como as notícias relacionadas com o Governo enquanto instituição.

As notícias relacionadas com os partidos políticos ocuparam um total de 85 horas e 14 minutos dos serviços regulares de informação destes canais entre Janeiro e Junho deste ano.

Estes números significam que as matérias partidárias representaram 4.7% das notícias emitidas por estes canais no semestre e 5.7% da sua duração.

A RTP1 foi, no período em análise, o canal que veiculou mais notícias sobre este assunto e o que lhe deu maior espaço no alinhamento dos seus jornais. Na RTP2 este tema obteve maior relevância e na TVI estas matérias foram tratadas de forma mais longa, com peças de maior duração média.

A RTP1 veiculou 825 notícias sobre partidos políticos, tendo-lhes dado 29 horas e 6 minutos de espaço nos seus noticiários regulares. Na TVI passaram 698 peças sobre partidos políticos, com duração de 25 horas e 49 minutos. A RTP2 passou 479 notícias sobre partidos, que tiveram 14 horas e 58 minutos de duração, enquanto na SIC o tema motivou 462 peças de 15 horas e 21 minutos de duração.

placeholder

As notícias sobre partidos políticos tiveram uma duração média de 2 minutos e 5 segundos. Na TVI foram mais longas, com uma duração média de 2 minutos e 13 segundos, contrariamente ao observado na RTP2, que apresentou notícias mais curtas, de 1 minuto e 52 segundos.

placeholder

As notícias relacionadas com os partidos políticos foram mais relevantes para a RTP2, pois representaram 8.7% das notícias que o canal passou no semestre e 10.7% da duração informativa do canal. No conjunto da informação regular da TVI, as notícias relacionadas com os partidos políticos representaram 5.5% das notícias e 6.7% do tempo noticioso do período. Face à informação que a RTP1 passou no semestre, o tema representou 4.9 % do total de notícias e 5.6% da sua duração, enquanto na SIC representou 2.6% das notícias e 3.4% do tempo noticioso do canal naquele período.

placeholder

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2008, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal, Portugal em Directo e As Escolhas de Marcelo (RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais