As crianças e a Tv
Os dados disponíveis no Anuário de Media & Publicidade do Grupo Marktest permitem analisar como as crianças se comportam face à televisão.
Grupo Marktest,  19 maio 2009

Segundo os dados da Marktest Audimetria e da MediaMonitor, disponíveis no Anuário de Media e Publicidade 2008 do Grupo Marktest, as crianças e jovens entre os 4 e os 14 anos registam um maior consumo de televisão cerca das 21h15m, quando 32.2% está, em média, a assistir à televisão em casa.

A curva média de audiência deste target mostra que, em termos relativos, ele tem um consumo de televisão superior à média no período da manhã. De facto, entre as 7h30m e as 12h00, a sua audiência média é sempre superior à audiência média do universo. Depois desse período, os valores das crianças não superam os valores médios.

placeholder
placeholder

Na grelha de programação dos quatro canais nacionais de sinal aberto, a programação destinada a este público juvenil (programas classificados como juventude) ocupam 8.8% da oferta anual e representam 2.7% do consumo do público.

Mas estes valores registam grandes oscilações por canais, quer em termos de oferta (variando entre 1.5% na RTP1 e 25.1% na RTP2), quer na procura (variando entre 0.1% na RTP1 e 31.1% na RTP2).

As crianças são um target importante, especialmente na RTP2, canal com o qual registam maior afinidade. As crianças representam mais de um quinto da audiência do canal (21.1% dos espectadores da RTP2 têm entre 4 e 14 anos). Este target representa 13.3% da audiência do cabo/outros canais, 10.5% da audiência da TVI, 9.4% da audiência da SIC e 4.2% da audiência da RTP1, que se apresenta como o canal com um público mais envelhecido (38.4% dos seus espectadores têm 65 e mais anos).

A análise do top de programas juvenis exibidos em 2008 tendo como base o target crianças, mostra que a RTP2 e a SIC repartem entre si os principais lugares da tabela. A liderança do ano coube à emissão de dia 13 de Abril de Kim Possible, uma rubrica do Disney Kids da SIC, que registou entre as crianças 18.7% de audiência média e 72.1% de share de audiência.

Dois outros programas da SIC ocupam as posições seguintes: o Phineas e Ferb de dia 1 de Novembro e o Power Rangers Mystic Force de 10 de Maio (18.2% e 17.0% de audiência média, respectivamente).

O melhor programa infantil da RTP2 foi, em 2008, o Zig Zag: Animais e Amigos emitido no dia 1 de Maio, que registou 15.3% de audiência média e 55.1% de share de audiência.

Esta análise tem como base os resultados do Anuário de Media e Publicidade 2008 do Grupo Marktest. Se deseja adquirir este relatório, pode fazer a sua encomenda pelos seguintes meios:

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais