Festival Eurovisão da Canção

A RTP1 transmitiu recentemente a 54ª edição do Festival Eurovisão da Canção e a MediaMonitor analisa a sua audiência.

MediaMonitor,  21 maio 2009

Decorreu no sábado, 16 de Maio, a 54ª edição do Festival Eurovisão da Canção. A RTP1 transmitiu em directo o evento a partir de Moscovo, depois de Dima Bilan ter vencido a edição anterior com a canção "Believe". Os Flor-de-Lis, com a canção Todas as Ruas do Amor, representaram o nosso país e terminaram na 15ª posição. O Festival foi ganho pela Noruega, com Alexander Rybay interpretando a canção "Farytales".

O Festival Eurovisão da Canção alcançou a melhor posição da RTP1 no dia, com 13.4% de audiência média (1.716.100 espectadores) e 37.5% share. A audiência total foi de 4.325.100 espectadores, que viram em média quase 54 minutos, o que representa 28.2% da duração total do evento.

A RTP1 registou 28.2% de share no total dia, tendo a transmissão do festival representado 39.3% deste valor. A final do Festival foi antecedida por duas semifinais. A primeira, transmitida a 12 de Maio e onde participou Portugal, registou 11.4% de audiência média e 29.8% de share. A outra semifinal foi transmitida a 15 de Maio e obteve 1.3% de audiência média e 12.3% de share.

No perfil de audiência, o melhor consumo de audiência registou-se no Interior. Por classe social, destacou-se a classe mais baixa (Classe D) com um valor acima dos 30%. Por Género, o Festival registou a melhor adesão junto da população feminina. Por faixa etária, a preferência foi para os indivíduos acima dos 64 anos. Este alvo foi responsável por cerca de 26% da audiência desta emissão.

Análise realizada pela MediaMonitor com base em dados retirados do MMW/Telereport.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais