Direcção da Apodemo faz balanço do 14º Congresso

A Marktest.com Notícias falou com o Presidente da Apodemo, António Gomes, que fez um breve balanço sobre o recente Congresso organizado pela Associação.

4 junho 2009

António Gomes,
Presidente da Apodemo
A Marktest.com Notícias falou com António Gomes, Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião (Apodemo), que nos fez um breve balanço sobre o 14º Congresso da Associação. Licenciado em Sociologia, António Gomes é actualmente Chief Operations Officer da GfKMetris, da qual é fundador (Dezembro de 1993) e sócio-gerente.

Marktest.com Notícias (Mcom): A Apodemo realizou recentemente em Lisboa o seu 14º Congresso. Como é que correu este Congresso?

António Gomes (AG): No global diria que foi um bom congresso tendo em conta as circunstâncias actuais. Ou seja, esteve de acordo com as expectativas, tanto em termos de adesão do número de participantes/oradores e convidados como em termos de assistência. Ao todo estiverem presentes, nos dois dias do congresso, mais de 130 pessoas.

Mcom: O tema do Congresso remetia para a necessidade de preparar a próxima década. Tendo em conta as comunicações apresentadas ao Congresso, que ideia fica sobre esta capacidade das empresas em preparar o futuro, inovar, antecipar necessidades?

AG: As empresas de estudos de mercado bem como os seus clientes procuram antecipar o futuro apostando claramente na inovação. Técnicas, ferramentas, perspectivas de análise e novas abordagens. Este congresso, feito em tempo de expansão económica, teria um impacto bem superior. No entanto, o próprio momento não permite reter com tanta projecção a dimensão real das ideias ali apresentadas e partilhadas. Nota-se uma significativa evolução na qualidade dos estudos de mercado realizados em Portugal, sendo notório também o reconhecimento por parte dos clientes.

Mcom: Que ideias de força destacaria nessa visão de futuro que as empresas e clientes de estudos de mercado têm hoje?

AG: A ideia chave é claramente a noção de parceria na busca da oportunidade de mercado, baseada numa incessante busca de informação e capacidade analítica para identificar, na quantidade de informação produzida, o insight de sucesso.

Mcom: Neste momento, quantos associados tem a Apodemo? Que percentagem do mercado representa?

AG: A Apodemo tem, neste momento, 29 associados, representando mais de 80% do mercado.

Mcom: Para além do Congresso, que outras iniciativas está a Apodemo a preparar para este ano?

AG: Estamos a preparar um seminário sobre Media que será realizado em Outubro/Novembro.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais