14º Congresso da Apodemo no Museu do Oriente

A Marktest esteve presente no Museu do Oriente no Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião e conta o que de mais relevante se passou neste encontro de profissionais e utilizadores de estudos de mercado.

4 junho 2009

Realizou-se entre os dias 27 e 28 de Maio de 2009 o 14º Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião (Apodemo), nas instalações do Museu do Oriente em Lisboa. Este Congresso teve como lema "Preparar a Próxima Década, 2010 ao virar da esquina".

O congresso foi dividido em quatro painéis, que abordaram as seguintes temáticas:

  • Novas dinâmicas do processo de compra;
  • As Tecnologias ao serviço do Research;
  • Value for Money - O imperativo da eficácia;
  • Investigação, Inovação e Empreendedorismo

O Congresso da Apodemo contou com a presença de profissionais de marketing e de estudos de mercado e teve como principal foco "Preparar a Próxima Década, 2010 ao virar da esquina". Foi iniciado pelo Presidente da Direccção da Apodemo, António Gomes, que teve a seu lado o jornalista e orador convidado José Rodrigues dos Santos.

José Rodrigues dos Santos presenteou a plateia com uma introdução macroeconómica, baseada na sua obra "O Sétimo Selo", que abordou os temas da Globalização, do Islamismo, a crise do petróleo e finalmente a problemática do aquecimento global gerando várias reacções na plateia.

Com o mote dado, os trabalhos deste 14º Congresso da Apodemo foram iniciados com o 1º painel sobre Novas dinâmicas do processo de compra, onde foi abordado o tema da motivação humana, através da inteligência emocional do consumidor e formas de interpretação da mesma, passando pelo consumidor global - apresentação do estudo TGI, estudo que, tal como foi dito na apresentação, foi lançado há 40 anos na Grã Bretanha e finalmente chegou a Portugal desenvolvido pela Marktest. O estudo tem como referência singular o consumidor global e transversal, os seus estilos de vida e atitudes permitindo ainda comparação de dados internacionais. Nesta intervenção, a plateia foi ainda premiada com um quiz sobre o consumo de álcool que obteve resultados surpreendentes, demonstrando mais uma vez que a percepção e a realidade têm diferenças apenas perceptíveis com a realização de estudos de mercado. Este painel ficou finalizado com o tema da inovação no mercado de vegetais, onde foi introduzido o novo conceito da soja como solução alimentar.

O segundo painel - Tecnologias ao serviço do research - teve como principal foco o uso das novas tecnologias, com grande predominância para o meio online, relativamente ao público-alvo de cada entidade. Falou-se dos desafios que as novas tecnologias oferecem aos marketeers e técnicos de estudos de mercado, tendo sido igualmente abordadas algumas das soluções, tal como estudos de geo-marketing, focus groups e novos processos de recolha de informação. A Marktest Audimetria fez uma intervenção neste painel, Do analógico ao digital, onde se abordaram os desafios tecnológicos da audimetria face à televisão digital. No painel abordou-se ainda o fenómeno da actualidade que são as redes sociais e a sua interacção na vida dos consumidores. A problemática do consumidor informado foi mais uma vez destacada.

Este primeiro dia acabou com chave de ouro, com a merecida homenagem e entrega do Prémio Carreira em Estudos de Mercado a José Vidal de Oliveira.

No segundo e último dia deste Congresso da Apodemo, a abordagem foi direccionada para a temática do Value for money - o imperativo da eficácia e da Investigação, Inovação e Empreendedorismo.

Neste dia houve várias apresentações ricas em sensações, havendo lugar a um pouco de música e à forma como pode funcionar no meio empresarial, à comprovação da eficácia de amaciadores de roupa e como se passa essa mensagem para o consumidor, a novas rotas de viagens de avião e o trabalho de estudo de mercado que esteve por trás.

O último painel organizado por este congresso foi um Painel de Debate - O desafio da inovação no desenvolvimento de novos produtos e serviços e o papel dos estudos de mercado que teve como participantes alguns dos melhores profissionais e utilizadores de estudos de mercado do meio. Neste último, animado e interessante painel, a grande ideia a reter foi que o comportamento do consumidor é bastante volátil e que pode inclusivamente chegar à irracionalidade dentro da racionalidade. Para este ponto, o desafio que ficou no ar para as empresas do sector dos estudos de mercado e research, foi em prol dos próximos desenvolvimentos nos estudos de mercado, de forma a melhorar a recolha de insights de parte dos consumidores e a conseguir perceber melhor as suas intenções e estilos de vida. Desafio lançado...

Tal como aconteceu nos anteriores congressos, este 14º Congresso Apodemo foi finalizado com a entrega de prémios para as duas melhores apresentações. O 1º Prémio IMS Health foi atribuído a Bernardo Rodo - OMG Digital com o título A democracia da informação, apresentação que se focalizou numa ferramenta que está a ter um boom crescente e que, tal como foi dito na apresentação, os marketeers ainda não a compreenderam totalmente, as rede sociais. O 2º Prémio TNS WORLDPANEL, foi para Cesário Costa - Metropolitana e Anabela Pratas - Multivária, com a apresentação A sinfonia dos Mil - uma abordagem qualitativa no contexto intraorganizacional da Metropolitana, que abordou um novo conceito para a música, com uma apresentação diferente do habitual. O tema da apresentação abordava a música não só como um prazer mas como uma solução para as empresas no que respeita à gestão de equipas de trabalho e filosofia da própria empresa. No final da apresentação, passou-se da teoria à prática e teve lugar uma experiência musical de muito bom gosto, com duração de cerca de 5 minutos, interpretada por quatro músicos reconhecidos.

Recordamos que este Congresso teve a participação activa do grupo Marktest, que levou duas comunicações ao evento: Filipa Varela, da Marktest, apresentou a comunicação intitulada O consumidor global - apresentação do estudo TGI, e Luís Almeida, da Marktest Audimetria, fez uma comunicação com o título Do analógico ao digital, centrada nas metodologias de recolha de informação sobre audiência de televisão e os desafios que a tecnologia lhes coloca.

Carlos Pinto Pedro
Account - Direcção Comercial e Marketing
Marktest Investimentos SGPS

Contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais