Portugal com menos casamentos e mais divórcios

Os dados do INE disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest permitem confirmar que em Portugal tem aumentado o número de divórcios e diminuído o número de casamentos. Mas há diferenças regionais.

Grupo Marktest,  30 junho 2009

O INE contabilizou em 2007 um total de 46 329 casamentos em Portugal. Este valor está 33.7% abaixo do verificado quinze anos antes, em 1992, quando o valor ascendia a 69 887 casamentos.

Considerando o número de casamentos relativamente à população residente, vemos que a taxa bruta de nupcialidade (casamentos por mil habitantes) passou de 7.1 ‰ em 1992 para 4.4 ‰ em 2007, menos 38.4%.

Em termos regionais, a análise do primeiro mapa permite verificar como as regiões autónomas e o litoral norte mantêm, para a média do período em análise, uma maior taxa de nupcialidade face às restantes regiões do país, mas, tal como se observa no segundo mapa, a situação tenderá a alterar-se pois é nestas regiões que maiores decréscimos neste indicador se têm observado.

Em 2007, o concelho do Corvo (Açores) era o que apresentava a maior taxa de nupcialidade, com 8.4‰. Pelo contrário, em Vila Velha de Ródão registou-se a menor taxa, de 1.1 ‰.

Inversamente, a taxa de divórcios tem subido no período em análise. Em 1992 o INE contabilizava um total de 11 792 divórcios, um pouco mais de metade do número observado em 2006, que foi de 22 881 divórcios.

Considerando o número de divórcios por mil habitantes, a taxa de divorcialidade passou de 1.1‰ em 1992 para 2.2‰ em 2006.

Nos mapas seguintes, vemos como a taxa de divorcialidade para a média do período em análise é maior nas regiões da Grande Lisboa e do Algarve, ao contrário do Interior Norte do país, que apresenta taxas mais baixas. Também no que diz respeito à taxa de divorcialidade, a tendência será para uma maior homogeneização regional, já que ela tende a aumentar nas regiões onde é mais baixa.

Em 2006, a maior taxa de divórcios foi observada no concelho de Setúbal, com 3.6 divórcios por mil habitantes, ao contrário do concelho de Oleiros, onde se contabilizaram 0.2 divórcios por mil habitantes.

Os resultados destas eleições estarão em breve disponíveis ao nível da freguesia no sistema de informação Sales Index da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais