Guerra continua a dominar opinião

placeholderNa sondagem realizada pelo Fonebus para a Marktest.com, verifica-se que a grande maioria dos lisboetas e portuenses (86.2%) considera a guerra/ataque ao Iraque o acontecimento mais negativo dos últimos sete dias; 6,3% indicam outros acontecimentos e 7.5% não sabe ou não responde à questão.

O acontecimento mais positivo relaciona-se com o futebol. O apuramento do Futebol Clube do Porto e do Boavista para as meias finais da Taça UEFA foi considerado o aspecto mais positivo da semana para 3.1% dos inquiridos e 2.4% da população refere as manifestações contra a guerra. A guerra do Iraque volta a ser referida, mas enquanto aspecto positivo, por 1.6% dos inquiridos.

É ainda de salientar que 13.4% dos lisboetas e portuenses entrevistados consideram não ter acontecido nada de positivo e 68.9% não sabe ou não responde à questão.

O conflito opondo os Estados Unidos ao Iraque tem vindo a ser considerado desde a sua primeira referência no Fonebus de 24 de Outubro de 2002 como um dos principais aspectos negativos da semana em análise. Observando o gráfico seguinte, verifica-se que as referências mais baixas acontecem na época do sequestro no teatro de Moscovo, e só deixam de surgie no período em que se iniciaram as investigações de pedofilia na Casa Pia. A partir de então, a preocupação tem sido sempre crescente, tendo disparado os valores a 20 de Março, período marcado pelo início efectivo do conflito.

placeholder

Esta sondagem foi realizada pela Marktest no dia 27 de Março de 2003. Consulte a Ficha Metodológica.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais