Guerra continua a dominar opinião
O acontecimento mais positivo relaciona-se com o futebol. O apuramento do Futebol Clube do Porto e do Boavista para as meias finais da Taça UEFA foi considerado o aspecto mais positivo da semana para 3.1% dos inquiridos e 2.4% da população refere as manifestações contra a guerra. A guerra do Iraque volta a ser referida, mas enquanto aspecto positivo, por 1.6% dos inquiridos. É ainda de salientar que 13.4% dos lisboetas e portuenses entrevistados consideram não ter acontecido nada de positivo e 68.9% não sabe ou não responde à questão. O conflito opondo os Estados Unidos ao Iraque tem vindo a ser considerado desde a sua primeira referência no Fonebus de 24 de Outubro de 2002 como um dos principais aspectos negativos da semana em análise. Observando o gráfico seguinte, verifica-se que as referências mais baixas acontecem na época do sequestro no teatro de Moscovo, e só deixam de surgie no período em que se iniciaram as investigações de pedofilia na Casa Pia. A partir de então, a preocupação tem sido sempre crescente, tendo disparado os valores a 20 de Março, período marcado pelo início efectivo do conflito.
Esta sondagem foi realizada pela Marktest no dia 27 de Março de 2003. Consulte a Ficha Metodológica. |
Notícias
Notícias da mesma semana
Dossiers ver mais
- 2ª Jornadas Técnicas da Imprensa Regional
2ª edição destas Jornadas Técnicas da Imprensa Regional, com sessões presenciais, gratuitas, com espaço para formação, debate e networking entre diretores, jornalistas e outros profissionais dos media regionais.
17 de abril a 19 de junho de 2026
Associação Portuguesa de Imprensa
Fundão, Lisboa e Vila Real
- 26.ª Conferência Marketeer
A 26.ª conferência da Marketeer vai ser dedicada aos desafios do marketing contemporâneo e intitulada “Tudo em todo o lado ao mesmo tempo”.
22 de abril de 2026
Marketeer
Sagres Campo Pequeno, Lisboa
Na sondagem realizada pelo 