Estudos de Meios na Europa

placeholderNa Conferência da European Media Research Organisation (EMRO) de 2002, foi feito um ponto de situação sobre os estudos de meios existentes na maior parte dos países europeus e na África do Sul.

Dos 18 países analisados, 10 possuíam a 21 de Junho de 2002 um estudo multimedia analisando jornais, revistas, TV, rádio, cinema, outdoor e internet.

Estes meios estavam na totalidade cobertos por um ou mais estudos em 15 desses países. Apenas na Noruega, em Portugal e na Holanda tal não se verificava. Na Noruega nenhum dos estudos existentes cobria o outdoor ou a internet; em Portugal não existia nenhum estudo específico para o outdoor ou o cinema e na Holanda, apesar de três empresas diferentes realizarem estudos de meios, nenhuma delas cobria a internet.

Segundo os elementos fornecidos pela EMRO, existiam 48 entidades responsáveis pelos estudos de meios nestes países, sendo a Gallup e a AGB as únicas empresas de estudos de mercado presentes em mais do que um país: a Gallup na Dinamarca, Noruega e Rússia e a AGB na Grécia e na Eslovénia.

Em Portugal, os estudos de meios são realizados pelas empresas do Grupo Marktest: a Marktest Audimetria tem um painel de audimetria de Televisão e a Marktest assegura o estudo dos meios impressos (jornais e revistas), da rádio e da internet.

Para além do nosso país, também na Bélgica, na Dinamarca, na Rússia e na África do Sul apenas uma empresa é responsável pela realização dos estudos de meios. Na Bélgica, são os anunciantes os responsáveis pela encomenda dos estudos de meios, na Dinamarca é a Gallup que realiza o seu estudo multimeios e na África do Sul são igualmente os anunciantes que encomendam os estudos.

Nos países em que existe mais do que uma empresa responsável pelos estudos de meios, verifica-se que em nove deles existem estudos encomendados pelos anunciantes, em dez países existem estudos da responsabilidade de empresas de estudos de mercado e em sete deles existem estudos encomendados pelos próprios meios. Na Noruega, a Norsk Gallup realiza o seu estudo de imprensa através de uma “parceria” com os meios, na Eslovénia existe um estudo de rádio encomendado pelas agências e no Luxemburgo o estudo de internet é encomendado pelo Estado.

Toda a informação detalhada sobre os vários estudos, pode ser encontrada aqui.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais