As escolhas dos Canais

placeholderAnalisando as características dos programas emitidos pelos principais canais portugueses ao longo do 1º trimestre de 2003, podemos observar diferenças significativas relativamente ao tempo que os 4 canais concederam a cada tipo de programa.

A RTP1 dá bastante peso na sua grelha a programas de Informação (27% do tempo de emissão dos 3 primeiros meses de 2003 foi dedicado à Informação) totalizando neste período mais de 401 horas de duração de programas deste tipo. Seguidamente, surgem como preferência desta estação os programas de Ficção e os de Variedades/ Divertimento (cada um destes dois tipos de programa ocuparam cerca de 18.6% do tempo total de emissão).

placeholder

Relativamente às características da programação da RTP2 no período em análise, podemos observar que dá maior destaque principalmente a programas de informação (mais de 429 horas - 21.8% do total da RTP2) seguindo-se os programas de Cultura/ Conhecimento (cerca de 382 horas - que representam 19.3% do tempo de emissão do canal)

placeholder

No que diz respeito aos canais privados, podemos observar que ambos dão um peso bastante maior do que os restantes aos programas de Ficção: este tipo de programas teve neste período um peso relativamente à duração total dos programas de 34.6% na SIC e de 40.3% na TVI.

Note-se que a SIC registou neste período um maior peso de programas de Informação no tempo total do canal (21.87%) do que a TVI, que dedicou a este tipo de programas cerca de 288 horas (13.4% do total).

O Desporto é a categoria de programas a que estes dois canais menos tempo dedicaram, totalizando menos de 10 horas tanto na SIC como na TVI.

placeholder

placeholder

Esta análise foi efectuada com base no Telereport da MediaMonitor para o primeiro trimestre de 2003.



Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais