A geografia das autárquicas de 2009
Os resultados eleitorais para as Autarquias Locais mostram em 2009 um novo mapa político do país. Confira os números.
Grupo Marktest,  13 outubro 2009

placeholder Segundo os resultados divulgados pela Direcção Geral da Administração Interna (ex Secretariado Técnico para os Assuntos do Processo Eleitoral; STAPE), o PS foi o partido mais votado nas eleições de 11 de Outubro de 2009, ao obter 37.66% dos votos, mas o PSD (considerando as coligações) foi o partido que mais presidentes de Câmara elegeu, num total de 139./p>

Numas eleições em que estavam inscritos 9 376 402 eleitores, compareceram nas urnas 5 532 575 votantes, o que representou uma taxa de participação eleitoral de 59.0%. Esta taxa foi mais elevada na freguesia de Azevedo, no concelho de Caminha (distrito de Viana do Castelo), onde 92.1% dos 152 inscritos foram votar. Pelo contrário, na freguesia de Contim, concelho de Montalegre (distrito de Vila Real), foi onde se registou a maior taxa de abstenção, pois apenas 30.0% dos 237 inscritos nesta freguesia foram votar.

Os mapas mostram a cor do partido do Presidente da Câmara Municipal em 2005 e em 2009. Considerando as várias coligações com que concorreu a estas eleições, o PSD obteve 139 presidências de Câmara, tendo o PS garantido 131. O PCP-PEV obteve 28 presidências de Câmara, os Grupos de Cidadãos, 7, tendo o CDS-PP e o BE obtido uma presidência, cada, respectivamente Ponte de Lima e Salvaterra de Magos.

Quando comparado com a situação observada nas anteriores eleições autárquicas, de Outubro de 2005, vemos que o mapa está mais "rosa", pois o PSD (considerando coligações) perdeu 19 presidências, tendo o PS conquistado mais 22 presidências e o PCP-PEV perdido 4. Os Grupos de Cidadãos mantiveram 7 presidências de Câmara, embora em localidades diferentes.

Nos mapas seguintes representam-se os resultados obtidos pelos principais partidos nas últimas eleições. A sua análise permite concluir que, em termos políticos, também nas autárquicas continua a fazer sentido a divisão entre norte e sul do Continente, regiões que apresentam um padrão eleitoral diferenciado.

Nota: O mapa dos resultados do CDS-PP considera as coligaçõesCDS-PP/MPT e CDS-PP/PPM. No mapa dos resultados do PSD estão também englobadas as coligações PPD-PSD/CDS-PP, PPD-PSD/CDS-PP/PPM, PPD-PSD/CDS-PP/MPT/PPM e PPD-PSD/CDS-PP/PPM/MPT.

Uma análise dos dados disponíveis por freguesia permite ainda conhecer algumas curiosidades destas eleições. Assim:

  • O BE obteve melhores resultados na freguesia de Foros de Salvaterra (concelho de Salvaterra de Magos), com 56.4% dos votos
  • O PSD obteve melhor votação na freguesia de Curros (concelho de Boticas), com 95.4% dos 65 votos aqui contabilizados
  • O CDS-PP registou o máximo de votação na freguesia de Boalhosa (concelho de Ponte de Lima), com 91.6% dos 119 votos
  • O PCP-PEV registou um máximo de 100% dos 25 votos contados na freguesia de Maranhão (concelho de Avis)
  • Entre os partidos com menor expressão, os melhores resultados foram obtidos pelo PND na freguesia de Ucha (concelho de Barcelos), onde o partido obteve 18.2% dos 967 votos aí contabilizados

Os resultados destas eleições estarão em breve disponíveis ao nível da freguesia no sistema de informação Sales Index da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • Social Media em Market Research

    Evento online, cujo tema é a utilização das redes sociais em extudos de mercado. Este evento tem a colaborção de Ray Poynter, especialista em Market Research e Insights

    29 de junho de 2021

    APODEMO em colaboração com a MRS

    formacao@apodemo.pt

  • QSP Summit

    Uma das mais relevantes conferências de Management e Marketing da Europa.

    1 a 2 de julho de 2021

    QSP - Consultoria de Marketing

    Exponor, Porto

    info@qspsummit.pt