Portugal também está no mundial!

Confira o balanço de audiências da qualificação da selecção nacional para o Munidal 2010 numa análise da MediaMonitor.

MediaMonitor,  24 novembro 2009

A selecção portuguesa qualificou-se para mais uma fase final do Mundial de Futebol, a realizar na África do Sul no próximo ano. Portugal, ao terminar em segundo lugar do grupo, disputou o play-off de apuramento diante da selecção bósnia, triunfando nos dois jogos por 1-0. Na caminhada para o Mundial 2010, Portugal disputou 12 jogos, 10 dos quais transmitidos na TVI e os restantes na SIC.

O primeiro jogo realizou-se dia 6 de Setembro de 2008, diante da selecção de Malta. A TVI fez transmissão directa deste jogo, a partir de La Valeta, que registou 14.5% de audiência média e 50.5% de share. Este acabou por ser o valor mais baixo alcançado pela selecção. A SIC transmitiu o Suécia X Portugal, a 11 de Outubro de 2008, com 19.4% de audiência média e 56.6% de share e a 6 de Junho de 2009 o Albânia X Portugal, que alcançou 19.2% de audiência média e 55.4% de share. O jogo que carimbou o passaporte para África do Sul, transmitido na TVI, registou o melhor desempenho, quer de 2009 (até à data), quer dos jogos da selecção, com 29.4% de audiência média e 66% de share.

No perfil de audiência, por região os jogos da Selecção rumo ao Mundial registaram a melhor adesão no Interior do país. Por classe social, o melhor consumo de audiência, com um registo acima dos 30%, verificou-se junto da Classe C2. No género, a população masculina foi a que mais viu os jogos. Os indivíduos do sexo masculino foram responsáveis por 55% da audiência. Na faixa etária, o melhor consumo de audiência verificou-se junto dos indivíduos com mais de 64 anos.

Dos indivíduos que viram o primeiro jogo, o Malta X Portugal, cerca de 50% viu também o jogo que colocou Portugal no Mundial da África de Sul. Por seu lado, dos indivíduos que viram o último desafio disputado por Portugal, quase 34% assistiu também ao Malta X Portugal.

Análise realizada pela MediaMonitor com base em dados retirados do MMW/Telereport.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais