Fundação Vox Populi lança concurso Nepso – Escola-Opinião

Fundação Vox Populi lança concurso Nepso – Escola-Opinião

placeholder

A Fundação Vox Populi, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, está a lançar o concurso Nepso – Escola-Opinião, um desafio para que as escolas desenvolvam projectos de estudos de opinião focados em aspectos de âmbito escolar ou comunitário.

12 outubro 2010

No âmbito da promoção do uso pedagógico dos estudos de Opinião e do incentivo à cidadania, a Fundação Vox Populi (Fvp) lança o concurso Nepso - Escola-Opinião, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, destinado a alunos do 5º ao 12º ano do ensino Básico, Profissional e Secundário.

Os alunos são desafiados a juntarem-se em grupos, ou nas turmas e, sob a orientação de um professor, desenvolverem um projecto de estudo de opinião, focado em aspectos de âmbito escolar ou comunitário. Pretende-se, deste modo, estimular nos jovens a capacidade de análise e interpretação de dados e a tomada de consciência das realidades envolventes.

A Fvp, através de um protocolo a assinar com as escolas, dará a formação necessária recorrendo a técnicos do sector, fornecerá a documentação e as ferramentas para o desenvolvimento dos estudos e fará todo o acompanhamento necessário para a realização do mesmo nas suas várias fases.

Ao estudo de opinião premiado, por um júri nacional, serão atribuídos 5.000 euros e uma viagem ao Brasil (para um professor e um aluno), que contempla a participação no congresso anual do Instituto Paulo Montenegro - IBOPE UNESCO, que reúne educadores, estudantes e académicos de diversas partes da América Latina e da Europa envolvidos no programa "Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião".

De acordo com Luís Queirós, Presidente da Fundação Vox Populi, o concurso foi criado com o objectivo de promover o conhecimento e a investigação na área dos estudos de opinião. O responsável realça que "um dos compromissos assumidos pela Fvp é o de apoiar o uso pedagógico dos estudos de opinião nas escolas em Portugal. Lançámos este desafio aos professores e alunos, porque consideramos fundamental que adquiram conhecimentos ao nível das técnicas utilizadas, da interpretação dos resultados que obtenham e que esses conhecimentos conduzam a uma mudança positiva na sociedade em que vivemos."

As candidaturas estão abertas até dia 4 de Novembro de 2010. Para concorrerem, os interessados terão de preencher um formulário e enviá-lo através do email , bastando referir no assunto o Prémio Nepso Escola Opinião 2010/2011. Será comunicado, através do site da Fundação Vox Populi, o nome de todas as candidaturas aceites. Depois, é só desenvolverem os estudos ao longo do ano lectivo e apresentá-los no final. O anúncio do estudo de opinião vencedor será feito uma semana após o término da apresentação de todos os trabalhos e da avaliação dos mesmos por um júri de cinco elementos. Toda a informação necessária está disponível no site da fundação: www.fvp.pt.

A Fvp - Fundação Vox Populi

A Fvp - Fundação Vox Populi é uma organização sem fins lucrativos, instituída em 2009 por Luís Queirós, presidente do Grupo Marktest. A Fvp consiste no braço de responsabilidade social do grupo Marktest. A Fvp actua no domínio da recolha da opinião pública, dos estudos de opinião e do tratamento estatístico dos dados e pretende auscultar, estudar e compreender o povo português, residente e não residente em Portugal, através do rigor científico e independência dos estudos de opinião. Ambiciona dar a conhecer o estado da nação, através das áreas de análise da opinião e apadrinha projectos específicos na área da sustentabilidade.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais