4,7 milhões de utilizadores de Internet
4,7 milhões de utilizadores de Internet
placeholder
O estudo Bareme Internet, da Marktest, contabiliza no Continente 4,7 milhões de utilizadores de internet, um número que cresceu mais de dez vezes nos últimos 14 anos.
Grupo Marktest
12 outubro 2010
placeholder

Os dados do Bareme Internet, o estudo de base do Netpanel, contabilizam 4 749 mil indivíduos que costumam utilizar a internet. Este valor representa 57.1% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.

A análise deste indicador ao longo dos últimos anos evidencia o elevado crescimento que tem registado entre nós, ao aumentar mais de dez vezes no período em análise. Os 5.6% de indivíduos que em 1997 acediam à internet passaram em 2010 para 57.1% - mais 920% do que então.

Neste período, o ritmo de crescimento da penetração da internet no nosso país situou-se nos 20.8% ao ano. Naturalmente, à medida que aumenta o número de utilizadores de internet, também diminui a sua taxa de crescimento anual, tendo-se observado 5.9% de crescimento de 2009 para 2010.

placeholder

Na análise por targets, vemos que a idade é a variável mais discriminante, pois é a que revela mais diferenças de comportamento entre os indivíduos. Os valores oscilam entre os 99.2% junto dos jovens dos 15 aos 17 anos e os 7.7% junto dos idosos com mais de 64 anos.

A ocupação é a segunda variável com maiores discrepâncias de comportamento, com 99.7% dos estudantes a não dispensarem a internet, um valor muito acima dos 14.1% de domésticas que também navegam.

A classe apresenta igualmente uma dispersão assinalável, com os valores a baixar gradualmente dos 96.6% de utilizadores na classe alta para os 18.2% na classe baixa.

Os dois sexos também apresentam diferenças: 64.9% dos homens acede à internet, ao passo que esse valor baixa para 50.0% junto das mulheres.

Entre as regiões é onde encontramos menor heterogeneidade, embora os residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto apresentem taxas superiores de utilização de internet: 69.3% e 63.2%, respectivamente.

placeholder

A análise realizada teve como base os resultados de 2010 do estudo Bareme Internet da Marktest. Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos e pelos lares do Continente. Contacte-nos se deseja adquirir este estudo ou se pretende mais informações sobre o assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais