Maior rácio de desemprego em Espinho

Maior rácio de desemprego em Espinho

placeholder

Uma análise dos dados do IEFP, disponíveis no sistema de geomarketing Sales Index da Marktest, evidencia que o concelho de Espinho foi o que apresentou maior taxa de desemprego entre os seus residentes no ano de 2009.

Grupo Marktest
12 outubro 2010

Os 3372 desempregados registados em Dezembro de 2009 nos Centros de Emprego do IEFP em Espinho dão a este concelho o maior rácio de desemprego do Continente, uma vez que este número representa 11.7% do total da população residente neste concelho - o rácio mais elevado do Continente.

Santo Tirso é o segundo concelho onde este indicador revela um maior peso, pois os 6901 desempregados registados no concelho representam 9.9 % da população aí residente.

Albufeira, que regista uma taxa de 9.0% é o terceiro concelho com maior peso de desempregados.

Mesão Frio e Trofa completam a lista dos 5 concelhos com maior rácio de desemprego, ambos com 8.8%.

Pelo contrário, os concelhos de Alcoutim, Melgaço ou Mação são os que apresentam uma menor taxa de desemprego entre os seus residentes (de, respectivamente, 1.2% e 1.3% e 1.7%).

Refira-se que a análise considera os inscritos nos Centros de Emprego em 2009 com as estimativas da população residente nesse mesmo ano e não pode ser usada como comparação com os valores oficiais da taxa de desemprego divulgados pelo INE (que, para além de uma metodologia diferente, consideram a população em idade activa).

A análise do mapa mostra como este indicador tem um peso muito significativo no norte do Continente, especialmente nos concelhos da região do Grande Porto, que, com um rácio de 6.8%, é aquela onde mais se sente o peso do desemprego. O Litoral Norte regista 5.7%, a região Sul 5.1%, ao que se seguem as regiões de Interior Norte (4.9%), Grande Lisboa (4.1%) e Litoral Centro (4.1%).

O gráfico mostra o posicionamento dos 278 concelhos do Continente relativamente ao rácio de desemprego (eixo do X), índice de poder de compra Sales índex (eixo do Y) e população residente (dimensão dos círculos), assinalando-se os concelhos com maior e menor rácio de desemprego e o concelho de Lisboa, que é o que regista maior Sales index.

Esta análise foi realizada com o sistema de geomarketing Sales Index , cuja filosofia é fornecer aos utilizadores todas as ferramentas necessárias à realização de análises de caracterização regional e do poder de compra do país. Para além das variáveis de caracterização concelhia (recolhidas junto de fontes oficiais), o sistema disponibiliza também um conjunto de índices que permitem não apenas visualizar como as variáveis se relacionam entre si, mas também fazer comparações entre os diversos concelhos do país.

Paralelamente, as suas funcionalidades permitem um vasto leque de aplicações de rentabilização da informação de base e de sustentação de estratégias de desenvolvimento local.

É hoje utilizado sobretudo para análise de redes de venda e distribuição, definição de objectivos de venda regionais, análise do potencial concelhio ou definição de novas localizações, entre muitas outras análises de geomarketing.

Consulte aqui mais informação sobre este sistema ou contacte-nos se pretende uma demonstração ou mais informações sobre o Sales Index .

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Portugal Smart Cities Summit

    Esta exposição tecnológica (que tem o apoio institucional do Ministério da Economia, do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, bem como do Secretário de Estado da Energia), conta com a participação de Municípios, Startups, PMEs e Universidades.

    22 a 24 de setembro de 2020

    Fundação AIP

    FIL, Parque das Nações, Lisboa

    elisabete.martins@ccl.fil.pt

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de setembro de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa