Uma geografia do género
Uma geografia do género
placeholder
Um dos indicadores disponíveis no Atlas Social de Portugal mostra-nos a geografia do género no Continente. Em apenas 20 concelhos, o número de homens supera o de mulheres aí residentes.
Grupo Marktest
14 dezembro 2010

placeholder Segundo os dados do INE disponíveis no Atlas Social de Portugal 2010, que o Grupo Marktest editou recentemente, entre os 10 145 mil residentes em Portugal continental 4910 mil são homens e 5235 mil são mulheres. A relação de masculinidade (rácio entre homens e mulheres) é assim para o total do Continente de 94%. Este índice significa que, por cada 100 mulheres residentes, existem 94 homens.

Mas os dados concelhios mostram-nos algumas diferenças regionais. Se na maioria dos concelhos o sexo feminino é predominante (251 em 278 concelhos), contamos sete concelhos que possuem um número de efectivos de ambos os sexos muito próximo, com uma relação de masculinidade de 100 e ainda 20 outros concelhos onde predomina o sexo masculino.

Entre os sete concelhos com número semelhante de homens e mulheres estão cinco concelhos da região Sul (Odemira, Sines, Loulé, Olhão e Aljustrel) e dois da região Interior Norte (Alfândega da Fé e Vila Nova de Poiares).

No grupo de 20 concelhos com relação de masculinidade mais elevada estão 16 da região Sul, 3 do Litoral Centro e um do Interior Norte.

Tal como pode constatar-se no mapa, a região Sul é, de facto, a que possui maior relação de masculinidade, com maior número de concelhos onde o número de homens aí residentes supera o de mulheres.

placeholder

Entre estes concelhos, aquele que regista maior diferença de género é o de Mourão, que possui 139 homens por 100 mulheres residentes. Em Alcoutim esse rácio é de 112 e em Silves de 110.

Pelo contrário, Melgaço, Porto, Monforte e Lisboa são os concelhos onde a diferença entre o número de homens e mulheres é mais significativa, com maior peso da população feminina. Em Melgaço, por cada 100 mulheres residentes existem 80 homens, no Porto esse rácio é de 82 e em Monforte e Lisboa de 83.

O gráfico seguinte representa o posicionamento de cada um dos concelhos do Continente relativamente a duas variáveis (no eixo do x, a relação de masculinidade e, no eixo do y, o número de homens residentes no concelho), sendo a dimensão dos círculos relativa à dimensão total da população nele residente. As cores dos círculos referem-se à região Marktest a que pertence o concelho.

Assinalam-se ainda alguns dos concelhos que registam maiores e menores valores nas variáveis analisadas.

placeholder

O Atlas Social de Portugal é uma análise sobre a estrutura demográfica e social de Portugal que apresenta, para todos os concelhos do Continente, os indicadores demográficos e sociais mais relevantes para conhecer a sua própria dinâmica e estrutura social, permitindo detectar oportunidades e desafios ao nível concelhio.

É uma análise realizada pela Marktest Consulting que utilizou uma base de mais de 375 mil entrevistas realizadas nos estudos regulares da Marktest no período compreendido entre o ano 2006 e o 1º semestre de 2010, bem como dados demográficos produzidos pelo INE.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais