Passos Coelho com imagem positiva

Passos Coelho com imagem positiva

placeholder

De acordo com os dados do Barómetro Político Marktest de Novembro, Pedro Passos Coelho é o líder partidário com índice de imagem mais elevado, indicando que os portugueses classificam positivamente a sua actuação.

Grupo Marktest
14 dezembro 2010

O Barómetro Político Marktest de Novembro mostra que o Presidente da República, Cavaco Silva, viu o seu saldo de imagem subir para 29.2%, o valor mais elevado desde Maio. Este valor correspondeu a um acréscimo mensal de 8.6 pontos percentuais, mas a uma quebra de 1.1 pontos percentuais face ao mês homólogo do ano anterior.

No que respeita aos líderes dos partidos com assento parlamentar, Passos Coelho, líder do PSD, foi o que obteve o saldo de imagem mais elevado e o único a registar um valor positivo: 1.2%. Este valor significa que é maior o número dos portugueses que avaliam positivamente a actuação de Passos Coelho do que o número dos que a avaliam de forma negativa.

Em segundo lugar, ficou Paulo Portas, líder do CDS-PP, com um saldo de -5.0%. Este líder registou a sua pior classificação desde Agosto de 2009 (à data com um índice de -5.7%).

Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, apesar da quebra mensal de 3.8 pontos percentuais, registou um saldo de -8.6%, a terceira melhor classificação em termos de líderes partidários com assento parlamentar.

O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, classificou-se em quarto lugar, não indo além de -9.8%, sendo esta a sua pior classificação desde que acompanhamos este indicador.

Apesar da recuperação mensal de 9.3 pontos percentuais, o Primeiro-ministro e líder do PS, José Sócrates, manteve a pior classificação entre os líderes partidários analisados, com um saldo de -37.4%.

O evolutivo deste indicador mostra-nos uma proximidade na avaliação das actuações dos líderes da oposição e um "desgaste" da imagem de José Sócrates, especialmente ao longo deste último ano, com índices sistematicamente negativos, tendo mesmo atingido valores próximos do mínimo histórico protagonizado por Manuela Ferreira Leite em Outubro de 2009.

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais