Paulo Portas com melhor índice de imagem

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, foi o líder partidário com assento parlamentar com o melhor saldo de imagem, de acordo com os resultados de Outubro do Barómetro Político Marktest.

Grupo Marktest,  17 novembro 2009

Os dados do Barómetro Político da Marktest de Outubro revelam um decréscimo do saldo de imagem do Presidente da República, pelo terceiro mês consecutivo. Ainda assim, Cavaco Silva mantém-se como o político com melhor imagem, de acordo com a opinião manifestada pelos residentes em Portugal Continental com 18 e mais anos.

O Presidente da República, Cavaco Silva, obteve em Outubro um saldo de imagem de 30,4%, o que significou uma descida de 20.4% relativamente a Setembro.

No que respeita à maioria dos líderes dos partidos com assento parlamentar, observou-se entre Setembro e Outubro, uma subida na avaliação da sua actuação.

Paulo Portas, líder do CDS-PP, subiu ao primeiro lugar, com um saldo de imagem 14,5%, o valor mais elevado de sempre. Em segundo lugar ficou Francisco Louçã, com 7,9%, registando uma subida face a Setembro, quando o seu saldo tinha sido de 6%.

Jerónimo de Sousa, líder do PCP, foi o terceiro líder partidário com melhor imagem, recuperando do saldo negativo que se verificava desde Julho, chegando a Outubro com 2,4%.

Já José Sócrates, Primeiro-Ministro e líder do PS, obteve em Outubro um saldo de 0%, ou seja, observou-se o mesmo número de opiniões positivas e negativas face à sua actuação.

Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, foi a única a obter um saldo de imagem negativo: -46,7 - o saldo mais baixo desde a sua tomada de posse como presidente deste partido.

Na análise evolutiva deste indicador, vemos como no último mês são muito acentuadas as quebras no saldo de imagem de cavaco Silva e de Manuela Ferreira Leite, em oposição às subidas dos restantes líderes, mais significativas nos casos de José Sócrates e Paulo Portas.

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais