Os Seguros em Portugal

O Grupo Marktest está a lançar uma análise sobre a banca e os seguros em Portugal. Confira alguns dos dados disponíveis para o sector dos seguros.

Grupo Marktest,  17 novembro 2009

O sector financeiro é um sector muito relevante na economia nacional e que se encontra neste momento perante uma série de desafios face aos quais urge deter ferramentas de análise e diagnóstico que possibilitem tomar decisões de forma sustentada.

O Grupo Marktest de há muito que realiza estudos específicos para o sector financeiro, nomeadamente para banca e seguros, e detém por isso uma experiência e know-how muito relevantes nesta área.

Muitos dos dados disponíveis, quer no Grupo Marktest, quer noutras fontes, encontram-se no entanto dispersos em múltiplas ferramentas e plataformas requerendo muitas vezes duplicação de esforços quando se pretende obter uma "fotografia" mais completa do sector.

Foi com base neste enquadramento que o Grupo Marktest decidiu desenvolver esta análise sobre o sector financeiro, que se decompõe em duas abordagens distintas mas complementares, uma para o sector da banca e outra para o sector dos seguros.

Alguns dos indicadores de enquadramento do sector segurador disponíveis nesta análise são os seguintes:

  • Segundo o Instituto de Seguros de Portugal, o número de empresas de seguros a operar em Portugal ascende a 532, das quais 46 Sociedades Anónimas, 2 Mútuas e 37 Sucursais de Empresas de Seguros Estrangeiras, empregando 11 475 pessoas
  • O sector emitiu um total de 15 mil milhões de euros em prémios de seguro directo, um valor que representa 9.0% do Produto Interno Bruto.
  • Os seguros de Vida e Operações de Capitalização representam 72.9% do mercado
  • Entre os seguros do ramo não vida, o seguro automóvel é o mais relevante, representando 11.6% do mercado.
  • Os seguros de acidente e doença representam 9.0% do mercado, cabendo os restantes 6.5% aos outros tipos de seguros.
  • Segundo os dados do INE, as seguradoras estão presentes em 40% dos concelhos do país, sendo de salientar o concelho de Lisboa que, sozinho, concentra 16% dos estabelecimentos de seguros.

Estas publicações podem ser adquiridas no nosso site. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais