Presidente da República recupera índice de imagem
Os dados de Março do Barómetro Político Marktest mostram que o Presidente da República foi a personalidade com mais ganhos no seu índice de imagem, reforçando a sua posição de líder melhor avaliado pelos portugueses.
Grupo Marktest,  2 abril 2009

Os resultados do Barómetro Político da Marktest mostram que o Presidente da República, Cavaco Silva, viu o seu saldo de imagem subir em Março, depois da quebra registada no mês anterior. Com um saldo de imagem de 42.6%, mais 8.8 pontos percentuais do que em Fevereiro, protagoniza a maior subida entre as personalidades em análise. Este resultado mostra que os residentes no Continente com 18 e mais anos classificam, na sua maioria, de forma positiva a actuação do Presidente e que esse número aumentou no último mês.

placeholder

Francisco Louçã mantém-se como o líder partidário a apresentar o saldo de imagem mais positivo, com 16.2% em Março, o que representou uma quebra de 1.4 pontos percentuais relativamente a Fevereiro. Entre as personalidades em análise, Louçã e Sócrates foram os únicos que neste mês assistiram a uma quebra do seu índice de imagem.

Jerónimo de Sousa voltou a terreno positivo, com um saldo de imagem de 3.6%, mais 4.0 pontos percentuais do que em Fevereiro, o que corresponde ao segundo maior aumento mensal entre os líderes em análise.

placeholder

Paulo Portas viu o seu saldo de imagem subir 3.0 pontos percentuais para os -11.0%, sendo por isso, entre as personalidades com saldo negativo, o melhor posicionado.

José Sócrates mantém-se em terreno negativo, tendo baixado 1.8 pontos face a Fevereiro, chegando a Março com um saldo de imagem de -21.1%. A quebra protagonizada pelo primeiro-ministro foi ainda a maior entre as personalidades analisadas.

Manuela Ferreira Leite, apesar de ter aumentado 3.1 pontos percentuais face a Fevereiro, mantém-se como a líder com pior saldo de imagem, de -30.4% em Março.

No gráfico evolutivo são especialmente visíveis as quebras de popularidade de Cavaco Silva (sobretudo entre Maio e Novembro de 2008) e de Manuela Ferreira Leite. Com efeito, o Presidente da República protagonizava desde Maio uma tendência de quebra do seu saldo de imagem, que parece ter sido invertida no início do novo ano, ao passo que a líder do PSD observa desde Julho de 2008 (o segundo mês em que a sua actuação foi avaliada neste Barómetro) esta mesma tendência, especialmente acentuada até Novembro. José Sócrates, pelo seu lado, apresenta desde Junho de 2007 um saldo de imagem negativo, que tem revelado desde Novembro de 2008 uma tendência para a degradação, enquanto Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã se distinguem dos restantes por estarem em terreno positivo na maior parte do período em análise.

placeholder

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais