Um quinto dos portugueses com seguro de saúde
O estudo Basef Seguros da Marktest mostra que mais de um quinto dos portugueses possuem ou beneficiam de seguro de saúde.
Grupo Marktest,  31 março 2009

placeholder Os resultados globais de 2008 do Basef Seguros contabilizam 1 742 mil residentes no Continente com 15 e mais anos que possuem ou beneficiam de seguro de saúde, um valor que corresponde a 21.0% do universo em estudo.

A tendência global nos últimos anos tem sido para o aumento de penetração deste seguro, embora o crescimento tenha sido mais acentuado até 2005.

placeholder

Na análise da penetração de seguro de saúde por targets, vemos diferenciações importantes em todas as variáveis, sendo ao nível da classe social e da ocupação que elas são mais significativas. Na idade também se observam comportamentos bastante diferenciados, sendo ao nível da região e do sexo que menores diferenças são encontradas. Mesmo assim, há diferenças assinaláveis entre os residentes nas regiões da Grande Lisboa e Grande Porto e os restantes.

Os quadros médios e superiores distanciam-se do valor médio, sendo junto destes que observamos maior penetração do produto, pois 43.8% destes indivíduos possui ou beneficia de seguro de saúde.

Da mesma forma, os indivíduos das classes sociais alta e média alta também registam valores superiores à média, com 39.6%.

Os técnicos especializados e pequenos proprietários (37.1%), os empregados do comércio, serviços e administrativos (33.0%) ou os jovens dos 25 aos 34 anos também apresentam penetração deste produto superior à média (32.4%).

placeholder

Pelo contrário, é junto dos mais idosos e dos indivíduos da classe social baixa (maioritariamente idosos) que se registam taxas mais baixas de posse ou benefício de seguro de saúde. Entre os indivíduos com mais de 64 anos apenas 5.1% possui este produto segurador, junto das domésticas a penetração é de 8.0% e dos reformados e pensionistas de 8.3%.

Esta análise foi realizada com base nos resultados globais de 2008 do estudo Basef Seguros da Marktest. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais