Um ano de televisão no Mundo

A Eurodata Tv divulgou recentemente os resultados do seu estudo One Television Year in The World, que assinala um aumento no consumo de televisão nos mais de 80 territórios por ela analisados.

Grupo Marktest,  31 março 2009

Na divulgação da mais recente análise sobre Um Ano de Televisão no Mundo, Jacques Braun, Vice-presidente da Eurodata Tv Worldwide, referiu que "o consumo de televisão está a mudar rapidamente, enquanto novas foras de ver televisão emergem e a oferta de novos canais se expande. O tempo dedicado à televisão continua a crescer em muitos países. Em 2008, a média global foi de 188 minutos, mais um minuto do que em 2007".

A medição de audiência de televisão está igualmente a desenvolver-se em todo o Mundo. O sistema de people meter foi este ano introduzido em países como Azerbaijão, Bielorrússia, Islândia, Macedónia ou Marrocos, enquanto as metodologias da Noruega, Dinamarca, Finlândia e Holanda foram aperfeiçoadas.

O mapa representa os territórios analisados pela Eurodata Tv.

Ao nível do entretenimento e ficção (exceptuando desporto), a Eurodata nota que em 2008 permaneceu uma certa competição entre os formatos locais e os importados. Séries de reality Tv pioneiras como Big Brother ou Survivor e formatos britânicos estão entre os programas de maior sucesso. Por exemplo, Dança Comigo (Strictly Come Dancing, BBC, UK) esteve no top 10 de doze territórios em 2008.

Na ficção, séries americanas como CSI ou CSI Miami estiveram igualmente no top em vários países. Uggly Betty (Colômbia) foi outro dos programas de ficção no top 10 de vários territórios. Formatos russos são populares em territórios vizinhos, enquanto a série romântica turca "Gümü?", que passou quase desapercebida no seu país, teve um assinalável êxito no Médio Oriente.

2008 foi um novo ano de sucesso para o desporto, num ano de Europeu de Futebol e Jogos Olímpicos. Recordes desportivos e de audiência foram batidos neste ano. Em Espanha, por exemplo, a final do Euro 2008 obteve o máximo de audiência alguma vez registado naquele país: 14,5 milhões de indivíduos seguiram o evento, que teve 80.9% de share de audiência.

Os Jogos Olímpicos foram também um evento significativo na Ásia, com a Cerimónia de Abertura dos jogos a ser seguida por 265 milhões de chineses na CCTV1 e na CCTV5.

O mapa seguinte assinala alguns dos programas que compuseram os tops dos vários territórios analisados pela Eurodata Tv.

Criada pela Médiametrie, a Eurodata TV distribui informação de audiências e de programas em vários países, com base em parcerias com as empresas locais de audimetria. Em Portugal, a informação é fornecida pela Marktest Audimetria, a empresa do Grupo Marktest responsável pela recolha da informação de audiências de televisão. A Eurodata analisa os dados de audiência com base em software desenvolvido pela Markdata, a empresa do Grupo Marktest especializada no desenvolvimento de software de análise de media.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais