Notícias de TV em Março

Consulte a informação relativa à cobertura noticiosa do mês de Março nas TVs, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest,  2 abril 2009

Em Março de 2009, RTP1, RTP2, SIC e TVI emitiram 215 horas de informação regular, o que representa um acréscimo de 8.1% relativamente ao observado em Fevereiro, mas um decréscimo de 1.6% face ao mês homólogo do ano anterior.

A oferta noticiosa deste mês corresponde a uma média diária de uma hora e 44 minutos por canal.

Em Março, foram emitidas um total de 7424 notícias, mais 3.9% do que no mês anterior mas menos 7.8% do que no período homólogo de 2008. A duração média das notícias emitidas em Março foi de 1 minuto e 44 segundos, mais quatro segundos do que em Fevereiro.

O Jornal da Noite, da SIC, foi o programa que mais trabalhos emitiu, com 1208 em Março, um número muito próximo dos 1201 registados no Primeiro Jornal, da mesma estação, que tem garantido a primazia neste indicador nos últimos tempos.

O Jornal Nacional da TVI manteve-se como o que ofereceu mais horas de emissão informativa, com cerca de 35 horas.

Em termos de audiência média, a primeira posição foi este mês do Jornal Nacional, da TVI, programa onde as notícias registaram 12.4% de audiência média.

No conjunto dos canais em análise, as notícias emitidas neste mês obtiveram 7.9% de audiência média.

Uma análise por canais mostra ainda que a SIC foi a estação que emitiu mais notícias, com 2409 trabalhos, que a RTP1 deu mais tempo em grelha à informação regular, com mais de 76 horas e que foi na TVI que as notícias obtiveram maior audiência média, com 9.3%.

A RTP1 foi ainda o canal que passou notícias de duração média mais elevada, de 1 minuto e 59 segundos, mais 14 segundos do que a média. Na SIC, pelo contrário, as notícias tiveram uma duração média mais curta, de 1 minuto e 23 segundos, menos 22 segundos do que o valor médio.

NOTA: As audiências expressas nesta análise referem-se apenas à audiência média obtida pelas peças jornalísticas incluídas nos programas de informação em análise. Não inclui genéricos de abertura ou fecho e é feita com base em todas as peças noticiosas independentemente da diferente duração dos noticiários.

Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise no período compreendido 1 e 31 de Março de 2009, segundo a seguinte Nota Metodológica. Em análise, estão os seguintes programas: Jornal da Tarde, TeleJornal e Portugal em Directo(RTP1); Jornal 2 (RTP2); Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC); Jornal Nacional e Jornal da Uma (TVI). Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais