Louçã é o único líder partidário com imagem positiva

Os dados do Barómetro Político Marktest de Outubro mostram que o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, é o único líder partidário com um saldo de imagem positivo.

Grupo Marktest,  6 novembro 2008

De acordo com os dados apresentados pela Marktest no seu Barómetro Político, o Presidente da República, Cavaco Silva, viu o seu saldo de imagem aumentar, depois de quatro meses em queda. Chega a Outubro com 30.4%, mais 1.5 pontos percentuais do que em Setembro, um resultado que mostra que os residentes no Continente com 18 e mais anos classificam, na sua maioria, de forma positiva a sua actuação.

Francisco Louçã é em Outubro o único líder partidário a apresentar um saldo de imagem positivo. Jerónimo de Sousa, que acompanhava Louçã nessa posição, foi o líder cujo saldo de imagem mais baixou em Outubro e obteve neste mês um saldo de imagem negativo, de -2.9%, menos 10.5 pontos percentuais do que em Setembro.

José Sócrates, também em terreno negativo, foi o líder que mais ganhos obteve face ao mês anterior, com mais 4.7 pontos percentuais, o que coloca agora o seu saldo de imagem nos -11.9%. Sócrates e Cavaco Silva foram, aliás, os únicos líderes a obter ganhos de imagem neste mês.

Paulo Portas viu o seu saldo de imagem baixar 1 ponto percentual, para os -15.3% e Manuela Ferreira Leite continua em baixa, com o seu saldo de imagem a regredir 8.3 pontos face a Setembro. Mantém-se como a líder com pior saldo de imagem, de -23.5% em Outubro.

No gráfico evolutivo são especialmente visíveis as quebras de popularidade de Cavaco e de Ferreira Leite, a melhoria de Sócrates e Portas, bem como a proximidade de Louçã e Jerónimo de Sousa, apenas contrariada este mês, com a forte quebra registada pelo líder do PCP.

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais