Marktest Angola apresenta resultados dos estudos desenvolvidos

A Marktest Angola apresentou recentemente os resultados do estudo Angola AMPS 2008 e partilha com a Marktest.com Notícias alguns indicadores sobre a actividade da empresa naquele país e dos estudos que realiza regularmente.

Grupo Marktest,  4 novembro 2008

A Marktest Angola realizou no passado dia 7 de Outubro, no Hotel Alvalade em Luanda, a apresentação dos resultados do estudo anual Angola AMPS 2008 - All Media & Products Study.

No evento, para além da apresentação dos resultados do Angola AMPS 2008, houve lugar à apresentação da actividade da empresa nos mercados angolano e português (onde actua há mais de 28 anos).

Segundo Jorge Fonseca Ferreira, CEO do Grupo Marktest, a empresa pretende consolidar a sua actividade no mercado angolano e proporcionar às empresas instrumentos de apoio à tomada de decisão, apresentando-se como um parceiro activo no processo de desenvolvimento e de crescimento do país.

Filipa Oliveira, Directora-Geral da Marktest Angola, fez uma breve apresentação dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, destacando os estudos de monitorização de media.

A apresentação dos resultados do Angola AMPS 2008 esteve a cargo da Directora Técnica da Marktest Angola, Isabel Reis, num evento que reuniu cerca de 120 pessoas, entre clientes empresariais e agências de publicidade.

Monitorização de Media
Uma das áreas de actividade da Marktest Angola é a monitorização de Media. A Marktest Angola possui dados do investimento publicitário na Imprensa (jornais e revistas) angolana desde o ano 2007. Relativamente ao investimento publicitário na Televisão, o registo é feito desde Janeiro de 2008, sendo possível aos interessados solicitar análises. Em Outubro de 2008 foi lançado o PUBLIEXT, produto que pretende dar a conhecer o investimento realizado pelos anunciantes na publicidade exterior (Outdoors). Durante o ano de 2009 a empresa pretende alargar a monitorização à Rádio, meio que não é actualmente coberto.

Estudos ad-hoc
Na área dos estudos ad hoc, a Marktest Angola realizou cerca de 25 estudos desde Janeiro de 2007, nas áreas de telecomunicações, bebidas e televisão, entre outras. Embora a maioria dos estudos realizados tenham sido quantitativos - mais de 20.000 entrevistas face to face na província de Luanda, a Marktest Angola realizou ainda inúmeros Focus Group, testes de produto (sabor/ embalagem), cliente mistério, etc...

Angola AMPS - All Media & Products Study
O AMPS é um estudo realizado anualmente em vários países africanos, cuja informação é uma preciosa ferramenta de trabalho para os grandes anunciantes, agências de publicidade, cadeias de televisão, rádios e jornais. O estudo realizado pela Marktest Angola resulta da pesquisa efectuada através de um longo questionário, junto de 5000 indivíduos com 15 ou mais anos residentes nos nove (9) municípios da província de Luanda. De referir que esta é a segunda edição do estudo. A primeira edição aconteceu em 2007.

Alguns resultados dos estudos desenvolvidos pela Marktest Angola:

Resultados AMPS 2008
Ficha Técnica: 5019 entrevistas realizadas em Luanda, indivíduos com 15 ou mais anos

  • 10 % dos inquiridos afirmou aceder à internet
  • 91 % costuma ver televisão
  • 18 % tem conta no banco
  • 82 % costuma ouvir rádio
  • 57% dos inquiridos afirmou utilizar o táxi / candongueiro como modo de deslocação diário
  • 72% dos inquiridos afirmou utilizar telemóvel
  • 35% dos inquiridos afirmou consumir cerveja

Monitorização da Imprensa Angolana
Investimento publicitário realizado na imprensa angolana no 1º semestre de 2008

  • A Banca foi o sector que mais investiu em publicidade na imprensa. Seguiu-se o sector das Telecomunicações.
  • A operadora MOVICEL foi a marca que maior investimento publicitário realizou durante o 1º semestre de 2008, quer em valor, quer em número de inserções, seguida pelo BFA (Banco de Fomento Angola).
  • No sector das Bebidas, a cerveja CUCA ocupou a 1ª posição em investimento publicitário, seguindo-se o refrigerante BLUE.

Consulte o Documento de Apresentação da Marktest Angola para mais detalhes ou contacte-nos se pretende mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais

  • Latin America 2020

    22 a 24 de abril de 2020

    ESOMAR

    Lima, Perú

    events@esomar.org

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de abril de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa