Homebanking continua a crescer
Grupo Marktest,  6 novembro 2008

placeholderO homebanking é a forma de contacto com o banco principal que mais tem crescido em Portugal, de acordo com os dados do estudo Basef Banca da Marktest.

O Basef Banca contabiliza, no ano 2007, 834 mil indivíduos que usam internet/homebanking para contactar com o seu banco principal (referência: usaram nos últimos 3 meses). Este valor representa 18.9% do total de residentes no Continente em lares com rede fixa, com 15 e mais anos, possuidores de conta bancária.

Depois dos caixas multibanco e do contacto pessoal com o balcão, o internet/homebanking é, actualmente, o terceiro meio de contacto mais utilizado pelos bancarizados portugueses para contactar com o seu banco principal (banco com que trabalham mais).

O número de portugueses que utiliza este meio de contacto tem registado um aumento exponencial nos últimos anos, sendo, em 2007, sete vezes superior ao observado em 2000.

placeholder

O internet/homebanking é, actualmente, mais utilizado pelos bancarizados do sexo masculino - 24.3% dos homens recorre a este meio de contacto com o banco principal, face aos 14.0% das mulheres que também o faz.

Também os bancarizados entre os 25 e os 34 anos apresentam taxas de utilização superiores à média, já que 39.7% deles utiliza este meio de contacto. Na Grande Lisboa e no Grande Porto encontramos igualmente maior utilização deste meio, de 26.4% e 23.8%, respectivamente.

De acordo com as ocupações dos entrevistados, são os quadros médios e superiores os que mais se destacam, pois a maioria, 59.7% utiliza internet/homebanking para contactar com o seu banco principal.

As variáveis ocupação e classe social são as mais discriminantes nesta análise, pois são as que apresentam maiores diferenças de valores na utilização deste meio de contacto.

placeholder

A análise realizada teve como base os resultados do ano 2007 do estudo Basef Banca, da Marktest, que analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • The Art & Science of Inovation

    16 a 18 de junho de 2024

    ESOMAR

    Chicago, EUA

    events@esomar.org

  • 30 anos CNPD

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) realiza uma conferência internacional, integrada nas comemoraçãoes do seu 30º aniversário.

    24 de junho de 2024

    Comissão Nacional de Proteção de Dados

    Sala do Senado, Assembleia da República, Lisboa

    geral@cnpd.pt