Homebanking cresce em Portugal

Grupo Marktest,  11 maio 2006

O homebanking é a forma de contacto com o banco principal que mais tem crescido em Portugal, de acordo com os dados do estudo Basef Banca da Marktest.

O Basef contabiliza, na primeira vaga de 2006, recentemente disponibilizada, 1 336 mil indivíduos que usam internet/homebanking para contactar com o seu banco principal (referência: usaram nos últimos 3 meses). Este valor representa 18.1% do total de residentes no Continente com 15 e mais anos e posse de conta bancária.

Depois dos caixas multibanco e do contacto pessoal com o balcão, o internet/homebanking é, actualmente, o terceiro meio de contacto mais utilizado pelos bancarizados portugueses para contactar com o seu banco principal (banco com que trabalham mais).

O número de portugueses que utiliza este meio de contacto tem registado um aumento exponencial nos últimos anos, sendo, em 2006, mais de seis vezes superior ao observado em 2000.

O internet/homebanking é, actualmente, mais utilizado pelos bancarizados do sexo masculino - 23.5% dos homens recorre a este meio de contacto com o banco principal, face aos 12.8% das mulheres que também o faz.

Também os bancarizados entre os 25 e os 34 anos apresentam taxas de utilização superiores à média, já que 33.2% deles utiliza este meio de contacto. Na Grande Lisboa e no Grande Porto encontramos igualmente maior utilização deste meio, de 27.8% e 23.3%, respectivamente.

De acordo com as profissões dos entrevistados, são os quadros médios e superiores os que mais se destacam, pois a maioria, 52.4% utiliza internet/homebanking para contactar com o seu banco principal.

As variáveis ocupação e classe social são as mais discriminantes nesta análise, pois são as que apresentam maiores diferenças de valores na utilização deste meio de contacto.

A análise realizada teve como base os resultados da primeira vaga de 2006 do estudo Basef Banca, da Marktest, que analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais