Jaime Gama com melhor imagem

Grupo Marktest,  9 maio 2006

O Barómetro Político Marktest/DN/TSF de Abril traz algumas alterações no que diz respeito à imagem que os residentes em Portugal Continental com mais de 18 anos têm dos líderes dos partidos com assento parlamentar.

Se, por um lado, existem líderes partidários que reforçam a imagem obtida no mês transacto, outros vêem o seu saldo descer. É o caso do líder do PSD, Marques Mendes e de José Sócrates, Primeiro-Ministro e líder do PS.

Jerónimo de Sousa, líder do PCP, vê em Abril o seu saldo de imagem reforçado uma vez mais, chegando a 12.2%.

Já Francisco Louçã, que em Março se encontrava em terceiro lugar, sobe para segundo, com um saldo de 10%.

José Sócrates, surge em terceiro, tendo o seu saldo de imagem descido de 8.5% para 6.1%.

Com saldos de imagem negativos estão os líderes do PSD e do PP, Marques Mendes e Ribeiro e Castro, respectivamente com -7.3% e -12.7%. É de salientar que, apesar de negativo, o saldo de imagem do líder do PP apresentou uma subida quando comparado com o mês de Março (em que não foi além de -14.5%).

Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República, mantém-se como a personalidade cujo saldo de imagem é mais elevado, com 17.5%

Também o Presidente da República, Cavaco Silva, reforça o seu saldo de imagem (passando de 11.8 em Março para 12.5% em Abril). Ainda assim, mantém-se bastante elevada a percentagem daqueles que não souberam ou não quiseram dar a sua opinião sobre a sua actuação. Efectivamente, verificou-se que 53.3% não emitiu opinião sobre a actuação do Presidente.

O saldo de imagem é obtido através do Barómetro Marktest/DN/TSF, que é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Este saldo resulta da diferença entre as opiniões que classificam positivamente a actuação do líder e as que a classificam negativamente, ponderada pelo peso das respostas expressas. Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais