Mais de 1 milhão de portugueses têm conta jovem

Grupo Marktest,  2 fevereiro 2006

Segundo os dados do estudo Basef Banca da Marktest, são mais de 1 milhão os portugueses com conta jovem.

Os dados da terceira vaga de 2005 do Basef Banca contabilizam 1 119 mil indivíduos com conta jovem. Este valor corresponde a 15.0% do total dos residentes no Continente com 15 e mais anos que possuem conta bancária.

A penetração deste produto bancário tem, dadas as suas características, grandes diferenciações entre a população, especialmente se analisada a idade e a ocupação dos seus detentores.

Assim, é entre os 15 e os 24 anos que é maior a posse de conta jovem, com 62.7% dos bancarizados desta faixa etária a afirmarem ter este tipo de aplicação. Os estudantes são também um grupo com alta penetração deste produto bancário, possuído por 68.8% dos que têm conta bancária.

Com valores acima da média, embora inferiores aos targets já referidos, encontramos os homens (15.4%), os indivíduos com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos (23.8%), os residentes no Norte (16.7% junto dos residentes no Litoral Norte, 15.6% no Interior Norte e 15.3% no Grande Porto), os pertencentes às classes sociais média (18.7%), alta e média alta (16.5%) e os empregados dos serviços, comércio e administrativos (18.2%).

A penetração de conta jovem por distritos evidencia maior peso deste produto nos distritos de Coimbra (22.1%), Braga (18.0%) e Évora (16.8%), distritos onde os concelhos capitais têm um forte componente de população estudantil.

A análise realizada teve como base os resultados da terceira vaga de 2005 do estudo Basef Banca, da Marktest, que analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais