Projecto Apollo lançado

Grupo Marktest,  2 fevereiro 2006

O projecto Apollo, uma iniciativa conjunta da Arbitron e da VNU, foi recentemente lançado nos Estados Unidos.

O objectivo do projecto Apollo é o de medir a influência da publicidade nas compras dos lares naquele país, utilizando a mesma fonte de informação na medição de audiências e de hábitos de compra.

A meados de Janeiro de 2006, 5000 lares nos Estados Unidos começaram a reportar informação proveniente do PPM da Arbitron, no que toca a exposição aos media e do Homescan da ACNielsen (VNU), para análise de compras para o lar.

O projecto original previa um painel de 30,000 lares, mas apenas a Procter & Gamble estava preparada para assegurar a viabilidade do projecto ao preço que essa dimensão geraria.

O Apollo avança agora com um mínimo de 5,000 lares a produzir informação, sendo a amostra composta por 6,250 lares nesta fase piloto (dimensão requerida para que existam um mínimo de 5,000 lares em processamento). Nesta fase, a Unilever, a SC Johnson e outros três anunciantes assinaram o estudo, bem como as suas respectivas agências de media e publicidade.

Este teste piloto terá a duração de seis meses, esperando-se os primeiros resultados em Abril de 2006.

Os participantes do painel transportam consigo o PPM, que recolhe informação sobre a sua exposição aos meios electrónicos como a televisão, rádio e outra publicidade audio, incluindo cinema e internet. A exposição aos outros meios, como imprensa, é medida através de sondagem. Os membros do painel usam também, em suas casas, um scanner portátil para recolher informação sobre as compras que realizam para o lar.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais