651 mil com mais do que um cartão de crédito

Grupo Marktest,  16 março 2006

Entre os possuidores de conta bancária, 651 mil tem mais do que um cartão de crédito, revelam os dados do estudo Basef Banca da Marktest.

De acordo com os dados do ano 2005 do Basef Banca, são 651 mil os residentes no Continente com 15 ou mais anos e possuidores de conta bancária que possuem mais do que um cartão de crédito.

Este valor representa 32.4% dos bancarizados com cartão de crédito e, nos últimos cinco anos, tem registado uma tendência de crescimento, embora em 2005 tenha tido uma ligeira quebra face ao ano anterior.

A posse de cartão de crédito abrange em Portugal mais de dois milhões de portugueses ou 27.1% dos que possuem conta bancária. Em 2005, 67.4% destes indivíduos afirmava ter apenas um cartão, 24.1% dizia ter dois cartões, 6.4% referia ter três cartões e 1.9% quatro ou mais.

A penetração de mais do que um cartão entre os possuidores de cartão de crédito é maior junto dos homens (35.9%), dos indivíduos entre os 45 e 54 anos (39.0%), dos residentes na Grande Lisboa (34.7%), dos pertencentes às classes sociais alta e média alta (39.9%) e dos quadros médios e superiores (42.3%).

A variável região é a menos discriminante nesta análise, ao revelar menores diferenças regionais na posse de mais do que um cartão, ao contrário da idade e da classe social, que surgem como as variáveis mais diferenciadores para a análise da posse deste meio de pagamento.

A análise realizada teve como base os resultados de 2005 do estudo Basef Banca, da Marktest, que analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais