Observatório Mcom

Grupo Marktest,  16 março 2006

Diariamente, o site da Marktest.com apresenta dados actualizados para algumas temáticas de interesse. É o caso das audiências de televisão, internet e cobertura noticiosa. Estes dados têm como fonte estudos regulares da Marktest e da MediaMonitor.

Audiências de Televisão
Na semana que decorreu entre 27 de Fevereiro e 5 de Março de 2006, a TVI registou 32.0% de share de audiência, a RTP1 registou 25.5%, a SIC obteve 23.5%, a 2: 5.3% e o vídeo e outros canais 13.6%.

No top dos 10 programas com mais audiência na semana em análise, as novelas, os programas de humor e os de futebol dominam mais uma vez, com três posições na tabela. Contamos ainda um programa de informação entre os mais vistos no período. Á excepção da primeira posição, que coube a um jogo emitido pela RTP1, o top 10 é protagonizado em exclusivo por programas passados pela TVI.

A emissão do jogo particular entre a Selecção Nacional e a Selecção da Arábia Saudita, que a RTP1 transmitiu no dia 1 de Março, foi o programa mais visto da semana, com 18.5% de audiência média e 43.7% de share de audiência. O episódio desse mesmo dia da novela Dei-te Quase Tudo, da TVI, foi o segundo programa mais visto, com 17.7% de audiência média e 42.5% de share de audiência. Na terceira posição encontramos o episódio de dia 5 de Março da novela Morangos com Açucar III, que obteve 17.7% de audiência média e 41.8% de share de audiência. Na quarta posição ficou a emissão de dia 27 de Fevereiro do programa de humor O Prédio do Vasco (repetição), com 17.3% de audiência média e 41.7% de share de audiência. Em quinto lugar ficou o jogo da Superliga de dia 5 de Março, entre o FC Porto e o Nacional, que registou 17.2% de audiência média e 47.6% de share de audiência.

Notícias TV
Na semana em análise para o conjunto dos quatro canais generalistas, a RTP1 assegurou a maior oferta de informação regular, responsável por 35.0% da emissão noticiosa (em duração). A SIC garantiu 28.6% do tempo noticioso total, a TVI emitiu 28.4% e a 2: ofereceu 8.0% deste valor.

Internet
Na semana em análise, 1096 mil utilizadores únicos acederam à Internet a partir do lar, um pouco mais do que o observado nas semanas precedentes.

O seu tempo de navegação repartiu-se pelos domínios de topo .com (47.4%) e .pt (34.9%). Os restantes domínios de topo representaram na semana 17.6% do tempo dedicado a este meio.

O sapo.pt volta à liderança da tabela de domínios mais acedidos pelos internautas portugueses, com 681 mil utilizadores únicos, seguido do google.pt, com 658 mil utilizadores únicos, que se mantém em segundo, do msn.com, que baixa dois lugares para terceiro, com 650 mil utilizadores únicos, do passport.com, com 568 mil utilizadores únicos e do google.com, com 423 mil utilizadores únicos, ambos mantendo as suas posições das semanas anteriores.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais