Cerca de 2 milhões de portugueses têm crédito habitação
Grupo Marktest,  20 dezembro 2005

placeholderSegundo os dados do estudo Basef Banca, da Marktest, cerca de 2 milhões de portugueses têm crédito bancário para aquisição de habitação.

Os dados da segunda vaga de 2005 do Basef Banca contabilizam 1 984 mil indivíduos com um crédito que ainda estão a pagar através de um banco para a compra de habitação. Este valor corresponde a 26.8% do total de residentes no Continente com 15 e mais anos que possuem conta bancária.

A maioria destes indivíduos afirma que o crédito se destinou à aquisição da casa onde reside, 24.3%, havendo ainda 2.5% de bancarizados que diz ter o crédito para pagar uma outra casa.

Face aos últimos anos, tem-se registado um aumento do número de indivíduos que recorre ao crédito habitação, que passou de 20.6% em 2000 para 26.8% em 2005, mais 30.1% do que então.

placeholder

A penetração deste produto bancário tem grandes diferenciações entre a população, especialmente se analisada a idade, classe social e ocupação dos seus detentores.

Assim, é entre os 35 e os 44 anos que é maior o recurso ao crédito à habitação para pagar a casa onde reside habitualmente, com 49.4% dos bancarizados desta faixa etária a afirmarem estar ainda a pagar a um banco um crédito para estes fins. O valor é substancialmente mais baixo junto dos indivíduos com mais de 64 anos, de 4.4%.

Por regiões, registam-se taxas superiores no Litoral Centro (30.0%), no Grande Porto (28.4%) e na Grande Lisboa (27.6%).

Entre as classes sociais, é a alta e média alta a que regista o maior valor de recurso a este crédito, com 38.1%.

Por ocupações, também se registam diferenças importantes, com os quadros médios e superiores a observarem os valores mais elevados, de 43.6%, seguidos dos empregados de comércio, serviços e administrativos, com 43.2%.

placeholder

A análise realizada teve como base os resultados da segunda vaga de 2005 do estudo Basef Banca, da Marktest, que analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais