Associações de MR no Reino Unido preparam "unificação"
Grupo Marktest, 22 dezembro 2005

placeholder As associações britânicas de estudos de mercado British Market Research Association (BMRA) e Market Research Society (MRS) irão proceder à integração de serviços, segundo anunciaram recentemente.

Esta integração terá efeitos a partir de Abril de 2006 e acontece após dois anos de conversações e seis meses após reuniões de trabalho específicas entre membros das duas associações.

Esta integração procura não apenas a "unificação de serviços mas também unidade de acção para o sector do market research".

Pretende-se que esta proposta de integração seja votada pelos membros da BMRA no início de 2006.



Código de conduta

A MRS anunciou entretanto, em Outubro, que tinha publicado uma nova revisão do seu Código de Conduta, actualizando o anterior documento de 1999.

Todos os membros da MRS têm de cumprir o novo Código, quer estejam envolvidos em projectos de pesquisa sobre o consumidor, business to business, investigações sociais, políticas, internacionais ou outros tipos de pesquisa.

Da mesma forma, aplica-se a todos os membros independentemente das metodologias utilizadas (qualitativa, quantitativa, cliente mistério).

O Código de Conduta da MRS pretende suportar todos os que estão ligados à investigação de mercado, social, política ou outra na manutenção de standards profissionais.

Este Código também pretende assegurar à opinião pública e outras partes interessadas de que a pesquisa é realizada de forma profissional e ética.

Os princípios do Código de Conduta da MRS baseiam-se nos princípios da ESOMAR (que as empresas do Grupo Marktest subscrevem) e podem genericamente ser resumidos da seguinte forma:

  1. Respeito pelas leis nacionais e internacionais relevantes.
  2. Comportamento ético não pondo em causa a reputação do market research
  3. Cuidados especiais na pesquisa junto de crianças e outros grupos vulneráveis da população
  4. Cooperação voluntária dos inquiridos, baseada em informação correcta e adequada sobre os propósitos e natureza do projecto
  5. Respeito pelos direitos dos inquiridos enquanto pessoas individuais, que não podem ser prejudicados por terem participado no projecto
  6. Os dados pessoais recolhidos não podem ser usados para outros fins que não os do market research
  7. Os profssionais devem assegurar que os projectos e actividades de pesquisa são desenhados, conduzidos, reportados e documentados de forma exacta, transparente, objectiva e de qualidade apropriada
  8. Os profissionais aceitam os princípios da competição leal.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais