A caminho das Presidenciais
MediaMonitor, 22 dezembro 2005

placeholderDepois das entrevistas individuais, foi a vez dos candidatos debaterem entre si as suas ideias e objectivos principais para o desempenho da função de Presidente da República.

O primeiro debate teve lugar no dia 5 de Dezembro, na RTP1, e opôs Cavaco Silva a Manuel Alegre. No mesmo canal, a 20 de Dezembro, o confronto entre Cavaco Silva e Mário Soares encerrou este ciclo de debates.

O debate com maior audiência foi o que opôs Mário Soares a Manuel Alegre na TVI a 14 de Dezembro, que registou 18.3% de audiência média e 42% de share este debate conseguiu também liderar o top de programas do dia. Manuel Alegre e Francisco Louçã encontraram-se, na RTP1, a 12 de Dezembro com o pior registo de todos os confrontos. Este debate obteve 10.2% de audiência média e 23.2% de share. O debate entre Cavaco Silva e Mário Soares registou 14.6% de audiência média e 34.6% de share.

placeholder

Qualquer dos debates contribuiu positivamente para a audiência do canal ao apresentar uma audiência superior em cerca de 3 vezes à média obtida pelo canal, com a excepção do debate entre Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã e o debate que opôs Manuel Alegre a Jerónimo de Sousa, que registaram uma audiência superior em cerca de 2 vezes e meia à média obtida pelo canal.

Confrontando os debates com os restantes programas no mesmo período horário, verifica-se que os confrontos entre Manuel Alegre e Francisco Louçã, Jerónimo de Sousa vs Francisco Louçã e Manuel Alegre vs Jerónimo de Sousa estiveram abaixo das audiências registadas pelos outros programas, como indica o índice Beta (bet%). Os restantes estiveram acima das audiências dos outros programas.

placeholder

Fazendo uma análise individual dos eventos, é possível verificar a duplicação de espectadores entre eles. Assim, considerando os espectadores que viram o primeiro debate entre Cavaco Silva e Manuel Alegre, 43.5% também viu o debate que opôs Cavaco Silva a Mário Soares.

placeholder

Análise realizada pela MediaMonitor com base em informação da Markdata Media Workstation (MMW).

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais