Imagem de Sócrates com forte quebra

Imagem de Sócrates com forte quebra

placeholder

Os dados do Barómetro Político da Marktest revelam uma descida acentuada na imagem de José Sócrates, que em Outubro iguala Manuela Ferreira Leite com o índice mais baixo de sempre.

Grupo Marktest
9 novembro 2010

No Barómetro Político Marktest de Outubro observa-se que, à semelhança do mês de Julho, todos os líderes partidários com assento parlamentar obtiveram um saldo de imagem negativo. Destes, destaca-se o líder do PS e Primeiro-ministro, José Sócrates, que alcançou um saldo de imagem de -46.68%, o seu valor mais baixo de sempre e apenas alcançado precisamente há doze meses por Manuela Ferreira Leite, que na altura atingiu um mínimo histórico de 46.69% (uma centésima mais negativo do que o agora registado por Sócrates).

O valor obtido pelo líder do PS corresponde a uma quebra de 20.5 pontos percentuais face a Setembro e de 46.7 pontos face ao observado 12 meses antes.

A José Sócrates seguiu-se Jerónimo de Sousa, líder do PCP, com um saldo de -9.4% (uma quebra mensal de 1.4 pontos percentuais e anual de 11.8 pontos percentuais).

Também Pedro Passos Coelho atingiu o saldo de imagem mais baixo desde o início da sua eleição como líder do PSD. Em Outubro este líder não foi além de um saldo de -5.6%, menos 2.5 pontos percentuais do que no mês anterior.

Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, manteve um saldo de imagem negativo pelo sexto mês consecutivo, chegando a Outubro com -4.8%. Mesmo assim, foi o único político em análise que obteve ganhos de imagem face ao mês precedente.

O líder do CDS-PP, Paulo Portas, foi novamente o líder partidário com o melhor saldo de imagem. Ainda assim, não foi além de -1.5% (representando uma quebra de 2.4 pontos percentuais face a Setembro).

O Presidente da República, Cavaco Silva, apesar da quebra mensal de 2.7 pontos percentuais, manteve-se como o político com melhor imagem, apresentado em Outubro um saldo de 20.5%, um valor que equivale a uma quebra mensal de 2.7 pontos percentuais e homóloga de 9.8 pontos percentuais.

Na análise evolutiva deste indicador, vemos que José Sócrates iguala o mínimo histórico alcançado por Manuel Ferreira Leite em Outubro de 2009, que o Presidente da República revela uma dinâmica de quebra nos últimos meses e que os restantes líderes partidários se posicionam agora com valores próximos entre si, mas em terreno negativo.

O Barómetro Político Marktest é realizado regularmente junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas.

Os resultados deste Barómetro estão disponíveis aqui.

Consulte a Ficha Metodológica deste Barómetro ou contacte-nos para mais informações sobre este assunto

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais

  • Latin America 2020

    22 a 24 de abril de 2020

    ESOMAR

    Lima, Perú

    events@esomar.org

  • ONSeries Lisboa

    Nesta mostra de conteúdos televisivos de ficção nacional, estarão presentes potenciais compradores de todo o mundo.

    28 e 29 de abril de 2020

    Inside Content

    Centro Cultural de Belém, Lisboa