Notícias semanais em destaque nas TVs

Notícias semanais em destaque nas TVs

placeholder

A instabilidade no mundo árabe foi o assunto em destaque na semana de 31 de Janeiro a 6 de Fevereiro de 2011, de acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor.

Grupo Marktest
8 fevereiro 2011

O tema em destaque na última semana foi a instabilidade política e social no mundo árabe, com a situação no Egipto a centrar a atenção internacional. O serviço Telenews registou 281 notícias e quase 10 horas de emissão, com destaque para a cobertura da SIC com 3 horas e meia de emissão e 87 notícias sobre o tema.

Nos temas nacionais o tema em destaque foi o caso do homicídio de Carlos Castro. Começa o processo judicial no tribunal de Nova Iorque em que é acusado Renato Seabra. O serviço Telenews registou 56 notícias e 1 hora e 46 minutos de emissão sobre a temática, com destaque para a cobertura da SIC com 50 minutos de emissão e 16 notícias sobre o tema.

Fazendo uma análise ao peso dos temas internacionais nos programas de informação analisados, tiveram a seguinte distribuição:

Verificámos assim que na passada semana o peso da informação internacional vs total de notícias foi o seguinte nos 3 canais analisados: RTP1 teve 20.2% do número de notícias e 21.6% em tempo de emissão, na SIC foi de 24.1% do número de notícias e 26.7% em tempo de emissão, e por último na TVI tivemos 21.7% do número de notícias e 21.2% em tempo de emissão. Estes valores são relativos a emissão total de informação do canal no painel de programas considerado ao qual foram retiradas as notícias Destaques/Headlines/Teasers tratadas a seguir.

Analisando a forma como os canais utilizam as notícias de promoção, designadas por Destaques/Headlines/Teasers,o serviço Telenews permitiu-nos isolar essas notícias evidenciando que a TVI é o canal que mais recorre a este tipo de notícia, sendo a SIC o canal que menos promove as notícias dentro dos próprios programas.

Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa.

Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Clipping

ver mais

Em Agenda ver mais