Partido Socialista retoma liderança

Os dados apresentados pelo Barómetro Político Marktest/DN/TSF do mês de Novembro, vêm mostrar uma nova alteração nas intenções de voto dos portugueses residentes em Portugal Continental com mais de 18 anos, entrevistados para este estudo.

De facto, no mês de Novembro é o Partido Socialista (PS) quem, novamente, retoma a liderança com 38.8% das intenções de voto, contra 35.9% do Partido Social Democrata (PSD), que o mês anterior obteve 43.6% de intenções de voto.

Enquanto que a coligação do Partido Comunista e Partido os Verdes, CDU (PCP/PEV) mantém-se como o terceiro partido mais importante em termos de intenção de votos, o Bloco de Esquerda (BE) perdeu, no mês de Novembro, um lugar, cedendo-o ao Partido Popular (CDS/PP), tornando-se este o quarto partido mais votado.

Ainda que seja o PS a liderar as intenções de voto, quando observamos as intenções de voto separados entre homens e mulheres, verifica-se que o eleitorado feminino, tem efectivamente a sua preferência no PS, enquanto que o masculino tem como intenção de voto o PSD.

Do mesmo modo, em termos de indivíduos por classe social, a classe média baixa/baixa dá, claramente, o seu voto ao PS, enquanto que, contrariamente, a classe Alta/Média Alta tem como intenção de voto o PSD.

No que respeita à distribuição pelas diferentes faixas etárias, as intenções de voto correspondem, de um modo geral, às intenções de voto totais, exceptuando a classe dos 18 aos 34 anos que tem como intenção de voto, o PSD (ainda que apenas 0.1 pontos percentuais acima do PS).

No gráfico abaixo observa-se a distribuição das intenções de voto por Região Marktest.

O PS vence na maior parte das regiões, exceptuando o Interior Norte e a Grande Lisboa em que a maior percentagem de intenção de votos vai para o PSD. Ainda que em todas as regiões a preferências de votos oscilem sempre entre o PS e o PSD, é também importante analisar a distribuição dos votos dos restantes partidos. A coligação PCP/CDU/PEV, obtém a sua percentagem mais expressiva no Sul (15%), enquanto que o BE, obtem mais intenções de voto na Grande Lisboa (7.5%) e o CDS/PP no Litoral Norte (8.9%).

O Barómetro Político Marktest/DN/TSF tem a seguinte ficha metodológica.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais