Utilização de cartão de crédito tende a baixar
Utilização de cartão de crédito tende a baixar
placeholder
O estudo Basef Banca da Marktest contabiliza 2,2 milhões de portugueses que possuem cartão de crédito, mas os últimos dados sugerem que os possuidores estão a usar menos este meio de pagamento.
Grupo Marktest
18 outubro 2011

placeholderOs resultados de Janeiro a Setembro de 2011 do estudo Basef Banca contabilizam 2 203 mil possuidores de cartão de crédito, um valor que corresponde a 30.3% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos que possuem conta bancária.

O número dos bancarizados que possuem cartão de crédito tem registado uma tendência geral de crescimento desde 2002, altura em que 25.3% dos indivíduos com conta bancária detinham pelo menos um cartão de crédito. Desde 2008, quando uma taxa de penetração máxima de 33.4% foi observada, este indicador mostra no entanto uma retracção.

Embora a maioria dos possuidores de cartão de crédito afirme utilizá-lo (60.4% de Janeiro a Setembro de 2011), os dados evolutivos mostram uma tendência inversa à da penetração. Aliás, estes dois indicadores (posse e utilização) revelam uma correlação de sentido negativo.

Ou seja, se nos primeiros anos em análise o número de possuidores de cartão de crédito era menor mas os que o possuíam utilizavam em maior número, essa relação inverte-se nos últimos anos, quando se dá um aumento no número de possuidores e uma relativa estabilização dos que o utilizam de facto. A partir de 2008 é evidente uma quebra no número de indivíduos que diz utilizar o cartão, mais significativa ainda do que a daqueles que refere possuir este meio de pagamento.

placeholder

Esta análise foi realizada com base nos resultados do estudo Basef Banca da Marktest, um estudo regular da Marktest, lançado em 1989 e que tem por objectivo apoiar o marketing dos Bancos, fornecendo informação sobre os comportamentos, atitudes e opiniões dos consumidores efectivos e potenciais dos serviços financeiros destinados aos particulares. Estuda o universo constituído pelos indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, residentes em Portugal Continental. Contacte-nos para mais informações sobre este assunto.

Arquivo de notícias

Em Agenda ver mais
  • De momento não há acontecimentos em agenda.